APPsyCI - E-Books
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Browsing APPsyCI - E-Books by Author "Felino, Manuel"
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- Círculo de diálogos e partilha sobre a COVID-19 : relatório de projetoPublication . Pereira, Ana Isabel; Carvalho, Beatriz; Felino, Manuel; Fernandes, Catarina Veiga; Marques, Maria EmíliaResumo: No presente relatório pretendemos divulgar a implementação de um projeto de intervenção em saúde mental comunitária, psicanalítica e culturalmente informado, junto de populações vulnerabilizadas da área metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, maioritariamente populações migrantes, desenvolvido em parceria pelo Centro de Etnopsicologia Clínica (CEC) do Ispa com a Médicos Sem Fronteiras (MSF), no âmbito da prevenção da Covid-19. O projeto teve como objetivo uma resposta às queixas de sofrimento psicológico identificadas pelas populações no âmbito do contexto pandémico, utilizando como alavanca terapêutica os recursos culturais das próprias comunidades. Para além da criação de respostas clínicas diretas aos beneficiários, o projeto desenvolveu também, junto da equipa MSF e líderes das comunidades no terreno, um trabalho de sensibilização e capacitação em saúde mental. A metodologia do projeto, inscrita nas conceções de investigação desenvolvidas pelo CEC, inclui a passagem da investigação para a intervenção e explora também a passagem de um serviço tradicionalmente de segunda linha para um serviço de prevenção/primeira linha. Este projeto permite discutir a criação de metodologias de intervenção onde as próprias comunidades participam em todas as fases de conceção, implementação e avaliação das atividades e onde os aspetos ligados ao trabalho de resgate da subjetividade em contextos de emergência/crise podem ter um lugar central.
- Investigação para o acesso à saúde e à educação : estudo qualitativo co-construído com migrantes e profissionaisPublication . Dickinson, Andreia; Carvalho, Beatriz de Palma; Pereira, Ana Isabel; Costa, Casandra; Fernandes, Catarina; Ferreira, Nuno; Felino, Manuel; Palha, Martinho; Cancelliere, Francesca; Marques, Maria EmíliaResumo: Entre 2019 e 2021 procedeu-se à implementação estratégica de um projeto de investigação-ação, psicanaliticamente informado, com o objetivo de caracterizar o acesso à saúde e à educação, desenvolvido junto de populações migrantes da freguesia de Arroios, em Lisboa. Os participantes incluíram migrantes de várias nacionalidades na sua qualidade de utentes de serviços de saúde e/ou educação, e diferentes tipos de profissionais desses serviços. A metodologia, de tipo qualitativo, assentou numa lógica de complementaridade pluridisciplinar e co-participação. Sendo o fenómeno em estudo caracterizado por dimensões subjetivas, intersubjetivas e de circularidade interno-externo, optou-se por colher dados de diferentes naturezas: Observação Participante, Free Association Narrative Interviews e Focus Groups. A recolha ocorreu em espaços públicos da comunidade, duas Unidades de Saúde Familiares e um Agrupamento de Escolas. A análise do material obtido foi executada por grupos de intervisão, através da triangulação dos diferentes tipos de dados que convergiram sob olhares interdisciplinares e clinicamente informados, possibilitando a análise das narrativas e a clarificação das dinâmicas socioinstitucionais. Os resultados revelam a existência de conflito entre a diversidade dos indivíduos no terreno – utentes e profissionais – e as práticas uniformizadoras das estruturas que os acolhem, quer nos contextos educativos quer de saúde. Foi proposta a criação de dinâmicas de co-construção participadas por todos os intervenientes, onde práticas, dificuldades e soluções possam ser debatidas conjuntamente por profissionais de todas as funções, migrantes e redes locais identificadas.