EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Author "Amaral, Cátia Betina Capaz Graça De Oliveira"
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- As especificidades do papel do educador de infância em jardim de infância na perspetiva da pedagogia-em-participaçãoPublication . Amaral, Cátia Betina Capaz Graça De Oliveira; Brito, Ana TeresaO presente trabalho emerge de uma pesquisa no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e da Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich (ISPA/ESEIMU). Trata-se de um estudo de caso qualitativo, em que se procura refletir sobre o papel do educador de infância à luz da perspetiva pedagógica da Associação Criança, a Pedagogia-em-Participação. Neste estudo, revisitaram-se alguns documentos de referência no contexto educativo português que visam as funções do educador de infância, assim como, orientam para uma conduta ética e para o desenvolvimento do currículo, integrando princípios e fundamentos pedagógicos numa matriz que possibilita o desenvolvimento sustentado de um modelo pedagógico. A partir desta revisão bibliográfica, o estudo incidiu sobre a prática dos educadores de infância no contexto de estágio e, mais em concreto, sobre a prática da educadora cooperante, que se observou e acompanhou durante estágio. Este estudo contou, ainda, com a colaboração de onze educadoras de infância que desenvolvem a sua prática profissional emersas no modelo da Pedagogia-em-participação. Neste âmbito, procurou-se identificar e refletir sobre pontos de convergência, complementaridade ou afastamento, entre a teoria e a prática no papel e ação do educador de infância, num contexto de intervenção que tem com referencial a Pedagogia-em-Participação. A análise dos resultados aponta para uma forte relação entre a prática pedagógica e a teorização que a sustenta, identificando contributos e desafios do referencial na prática pedagógica dos educadores de infância participantes. Conclui-se que os educadores têm a missão de significar os modelos pedagógicos atendendo ao seu papel de mediadores do ambiente educativo com a intencionalidade de assegurar o bem-estar, desenvolvimento e aprendizagens das crianças. Acrescenta-se ainda que a profissionalidade dos educadores é potencializada quando desenvolvida em colaboração com outros profissionais, em equipa, atendendo a uma atitude reflexiva da prática pedagógica.