EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Author "Aguieiras, Rute Marlene Esteves"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Pré-Escolar: Um Ensino Escolarizado?Publication . Aguieiras, Rute Marlene Esteves; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório decorre da Prática de Ensino Supervisionada realizada num contexto de Educação Pré-Escolar (EPE), com um grupo de 16 crianças com 5 anos. Teve como a finalidade conhecer e caracterizar duas abordagens pedagógicas diferentes, mais concretamente o uso de uma pedagogia transmissiva e de uma pedagogia mais ativa, assente na utilização de jogos. Neste sentido, delineámos como objetivos centrais: identificar as vantagens e/ou desvantagens da implementação de práticas mais transmissivas, e identificar a sua eficácia e papel motivador na aprendizagem. Neste âmbito, procurei mostrar que ao utilizar atividades lúdicas, como os jogos tradicionais, se conseguem desenvolver competências cognitivas, e promover aprendizagens diversificadas, incorporando ao mesmo tempo a cultura onde vivemos, papéis sociais e regras. A nível metodológico este estudo é de natureza qualitativa, enquadrado num paradigma interpretativo, tendo como técnicas de recolha de dados, uma entrevista à educadora e a observação das crianças em espaço de atividades estruturadas como a realização de fichas e em momentos mais lúdicos como o jogo, com recurso às notas de campo. Os resultados permitem inferir que, através de pedagogias mais ativas as crianças conseguem explorar e apropriar-se mais facilmente de conhecimentos e conceitos, sendo agentes na construção das suas aprendizagens. Por sua vez, em situações assentes em pedagogias mais transmissivas os conhecimentos são apresentados pelo o educador, não havendo muitas vezes espaço nem tempo para que cada criança se aproprie e atribua significado a esse conhecimento.