EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Author "Abreu, Mauro Luís Roberto"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Metodologia de trabalho de projeto no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Abreu, Mauro Luís Roberto; Gomes, Elisabete XavierAtualmente o 1.º ciclo corresponde ao ensino primário tradicional, estabelecido desde o século XIX, com influência de modelos tayloristas de produção em série, que marcaram a educação, ensinando a muitos como se fossem um, repetindo e controlando os resultados, segmentando os conteúdos e as aprendizagens, uniformizando as crianças, entre outros. Por isso, o ensino tradicional corresponde a uma matriz transmissiva na tradução do currículo. Felizmente surgiram modelos pedagógicos ativos, opondo-se ao modelo pedagógico tradicional, marcados pelo papel ativo da criança perante a aprendizagem e pelo papel do professor como aquele que faz aprender. O atual Relatório da Prática de Ensino Supervisionada (RPES), apresenta uma análise à utilização de uma metodologia de trabalho ativa (Metodologia de Trabalho de Projeto), realizada a partir de uma investigação qualitativa no âmbito do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo foi realizado numa escola privada, em Lisboa, com um grupo de crianças que se encontrava no 1.º ano de escolaridade e atualmente encontra-se no 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do Ensino Básico. A questão a partir da qual orientei o meu trabalho é: “Como poderá ser concretizado o currículo através da Metodologia Trabalho de Projeto?”. De forma a dar resposta à questão colocada defini os seguintes objetivos de investigação: compreender o que é a Metodologia de Trabalho de Projeto; compreender como se concretiza a Metodologia de Trabalho de Projeto (i.e. fases integradoras deste modelo); compreender quais as características da Metodologia de Trabalho de Projeto; compreender que competências são estimuladas, de acordo com o currículo, através da Metodologia de Trabalho de Projeto; compreender qual o papel do professor no desenvolvimento do Trabalho de Projeto; aprofundar a compreensão sobre o currículo e a gestão currícular do 1.º CEB. Após realizar o estudo cheguei à conclusão que, a partir da Metodologia de Trabalho de Projeto, é possível o professor trabalhar qualquer área do currículo, existindo uma grande relação entre as diversas áreas de desenvolvimento.