PLEG - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PLEG - Dissertações de Mestrado by Author "Barba, Catarina Miguel Correia dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Psicodrama moreniano com um jovem delinquente: Aplicação do hermeneutic single case efficacy designPublication . Barba, Catarina Miguel Correia dos Santos; Pereira, Maria GouveiaFace à carência de estudos de psicodrama com jovens delinquentes, a presente tese tem como objetivo estudar a eficácia deste modelo terapêutico com um jovem, entre os 14 e 18 anos, que esteja a cumprir uma medida tutelar educativa de acompanhamento educativo. Foi escolhida como metodologia o Hermeneutic Single Case Efficacy Design (Elliott, 2002) por permitir uma avaliação mais minuciosa e rigorosa das mudanças que ocorrem ao longo do processo terapêutico, tendo em conta a sua eficácia e eficiência, e a análise do processo de mudança. Propomo-nos a refletir sobre a adequação e efeito do psicodrama em jovens delinquentes, tendo em conta, entre outros: que a dramatização psicodramática é útil para indivíduos com dificuldades de verbalização, sendo esta devido ao seu temperamento, educação e/ou cultura (Blatner, 2000). Segundo, que por um lado, os jovens delinquentes rejeitam o pensamento, recorrendo ao acting out, ou seja, substituem o pensar (Raymond, 1999) e que por outro lado, o psicodrama converte a ação com a intenção da não consciência/pensamento, em comportamento que promove o insight e maior capacidade de auto reflexão (Blatner, 1997). Terceiro, terão a oportunidade de experienciar o que é estar no papel do outro e desenvolver empatia (Blatner, 2000). Quarto, através do psicodrama os jovens terão uma aquisição, gradual, de um manancial de estratégias para lidar com situações novas e antigas (Coutinho & Veiga, 2006), permitindo uma diminuição da impulsividade e um aumento do autocontrolo e da espontaneidade. Finalmente, iremos também analisar, se os acontecimentos são vividos por estes jovens sem a consciência dos afetos que os acompanham, e sem a capacidade de os nomear - alexitimia (Raymond, 1999). Contudo, através do psicodrama poderão (re)aprender a identificar e nomear as suas emoções (Kellermann, 2007). Desta forma, serão testadas as seguintes hipóteses: 1) O jovem apresentará níveis significativamente menores de impulsividade no terceiro momento de avaliação, bem como um autocontrolo significativamente maior em comparação com o início da terapia; 2) O jovem apresentará níveis significativamente menores de alexitimia no terceiro momento de avaliação comparativamente com o início da terapia, assim como uma espontaneidade significativamente maior; e 3) Espera-se que existam também diferenças estatisticamente diferentes nos conteúdos do PQ.