CIE-ISPA - Artigos em revistas internacionais
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Browsing CIE-ISPA - Artigos em revistas internacionais by Author "Almeida, Tiago"
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- Escritas inventadas em crianças de idade pré-escolar: Necessidade de um modelo integrativo das abordagens fonológica, construtivista e da aprendizagem estatísticaPublication . Silva, Ana Cristina; Almeida, TiagoEste artigo aborda a problemática das escritas pré-convencionais em crianças de idade pré-escolar e tem como objetivo descrever, com base na literatura atual, as principais perspetivas sobre escritas inventadas, nomeadamente as teorias construtivistas, fonológica e de aprendizagem estatística. Estas teorias diferem não apenas nos estádios de desenvolvimento propostos, mas igualmente nos mecanismos de aprendizagem que defendem. São apresentados os estádios de desenvolvimento propostos pelas abordagens construtivistas e fonológica e discutidos os mecanismos de aprendizagem e várias críticas que podem ser feitas a cada um destes três modelos. No final são realçadas as vantagens da integração dos contributos de cada uma destas perspetivas, sendo apontadas linhas de investigação que já tentam corresponder a esse objetivo.
- Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervençãoPublication . Almeida, Tiago; Silva, C.The aim of this study was to compare the effect of two training programs on invented spelling on the quality of written and reading productions. Participated 100 children who could not read or write, distributed by four experimental groups and one of control. Groups 1 and 2 had followed the methodology of Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013) and groups 3 and 4 the methodology of Ouellette, Sénéchal and Haley (2013). In groups 1 and 3 we used facilitator words whose initial syllable coincides with the name of the letter and in groups 2 and 4 facilitator words whose initial syllable coincides with the sound. Groups 1 and 2 had higher results than groups 3, 4 and control.
- Escritas inventadas no Jardim-de-Infância: comparando dois programas de intervençãoPublication . Almeida, Tiago; Silva, Ana CristinaO objetivo deste estudo foicomparar o efeito de dois programas de treino em escritas inventadasna qualidade das produções escritas e leitura.Participaram 100 crianças que não sabiam ler nem escrever, distribuídas por quatrogrupos experimentais e um de controle. Os grupos 1 e 2 seguiram a metodologia de Alves Martins, Albuquerque, Salvador e Silva (2013)e os grupos 3 e 4 a metodologia de Ouellette, Sénéchal e Haley (2013). Nos grupos 1 e 3 utilizaram-se palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o nome da letra e nos grupos 2 e 4 palavras facilitadoras cuja sílaba inicial coincide com o som. Os grupos 1 e 2 tiveram resultados superiores aos grupos 3, 4 e controle. Palavras-chave: Educação Infantil; programas de alfabetização; fases de leitura.