PEDU - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Author "Albuquerque, Ana"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A evolução da escrita inventada e da leitura precoce em crianças de idade pré-escolar : Os efeitos de um programa de intervenção de escritaPublication . Albuquerque, Ana; Martins, Margarida AlvesEste trabalho insere-se no quadro teórico da psicologia da leitura e escrita, apresentando como objectivo central procurar compreender se um programa de intervenção de escrita tem implicações tanto na fonetização da escrita, como na leitura precoce, em crianças de idade pré-escolar, ou seja, antes do ensino formal da literacia. Realizou-se uma investigação experimental com 30 crianças de idade pré-escolar, que não sabiam ler nem escrever, divididas equivalentemente por um grupo experimental e um grupo de controlo. O estudo decorreu em várias fases: (i) etapa de selecção inicial dos participantes; (ii) pré-teste; (iii) programa de intervenção de escrita; (iv) pós-teste. Todas as crianças foram submetidas à fase de pré e pós-teste. No período intermédio, o grupo experimental participou num programa de intervenção de escrita e o de controlo em sessões de desenho livre. A partir da análise dos resultados foi notória a diferença entre o número global de fonetizações nas produções escritas das crianças do grupo experimental e de controlo. Independentemente do nível de escrita inicial, o número de fonetizações na escrita foi superior nas crianças que participaram no programa de intervenção de escrita, em comparação com as do grupo de controlo. Os dados recolhidos evidenciaram também que o número de fonetizações na leitura precoce de palavras aumentou substancialmente nas crianças do grupo experimental e não no de controlo. Em síntese, os resultados quantitativos do estudo permitiram constatar que a participação em sessões de intervenção de escrita não só ajudou ao processo de evolução fonética da produção escrita, como contribuiu para a evolução da leitura precoce de palavras