PEDU - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing PEDU - Dissertações de Mestrado by Author "Afonso, Ricardo Jorge Gomes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Literacia familiar: Relações entre práticas, auto-eficácia e concepções parentais de papelPublication . Afonso, Ricardo Jorge Gomes; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEsta investigação teve como objectivo estudar eventuais relações entre: a) autoeficácia parental e as práticas de literacia familiar e; b) concepções parentais de papel e as práticas de literacia familiar, tendo como suporte conceptual o modelo de envolvimento parental de Hoover-Dempsey (1995), em famílias de crianças com idade pré-escolar. Participaram 110 pais, cujos filhos estavam a 1 ano de ingressar no ensino escolar. A recolha de dados realizouse através de uma amostragem feita por conveniência e efectuou-se indo a jardins-de-infância nas região de Oeiras/Lisboa. Os pais são de estatuto socioeconómico e habilitações académicas diversificados. Os dados foram recolhidos através das respostas dos pais a três questionários tipo Likert que aferiam a frequência das práticas de literacia familiar (dia-a-dia, entretenimento e treino), a autoeficácia parental e as concepções parentais de papel. Verificaram-se associações positivas entre a autoeficácia parental e todas as práticas de literacia presentes no estudo, bem como associações diferenciadas entre as dimensões das concepções parentais de papel e as práticas de literacia familiar, nomeadamente, os pais com crenças holísticas reportaram uma associação significativa com os três tipos de práticas, os pais com crenças tecnicistas reportaram uma relação importante só com as práticas de treino, ao passo que os pais que valorizam actividades relacionadas com a leitura de histórias referiram associações positivas apenas com as actividades de entretenimento.