Psicologia Educacional
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Educacional by advisor "Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- "Quando for grande quero ser futebolista": Motivação e autoconceito em atletas-estudantes, estudantes-desportistas e estudantes não-desportistasPublication . Campos, João Maria Ramalho Sottomaior Aires de; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deNo presente estudo tivemos como objetivos analisar o autoconceito académico e físico, a orientação motivacional para o desporto e para as aprendizagens escolares em três grupos de estudantes: estudantes-desportistas (praticantes de desporto por lazer), estudantes não-desportistas (não praticantes de qualquer desporto) e atletas-estudantes (praticantes de desporto de alta competição). Participaram neste estudo 150 alunos que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Os instrumentos utilizados foram o Physical Self-Description Questionnaire (PSDQ) para avaliar o autoconceito físico, a Escala de Autoconceito Académico e Autoestima de Peixoto e Almeida, a Escala de Orientação Motivacional de Skaalvik, para avaliar as orientações motivacionais para as aprendizagens escolares e o Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) para avaliar as orientações motivacionais para o desporto. Os resultados obtidos demonstraram a existência de um efeito significativo da variável Grupo de Estudantes na variável autoconceito em que, para o autoconceito académico, são os estudantesdesportistas que apresentam valores mais elevados e, para o autoconceito físico, são os os atletas-estudantes que obtiveram os valores mais elevados. O efeito da variável Grupo de Estudantes também é significativo na orientação motivacional (desporto e aprendizagens escolares). Encontraram-se algumas correlações positivas e significativas entre o autoconceito (académico e físico) e as orientações motivacionais (desporto e aprendizagens escolares) nos diferentes grupos de estudantes. Não se encontraram quaisquer relações entre as orientações motivacionais para o desporto e as orientações motivacionais para as aprendizagens escolares.