EDUPRE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by advisor "Ferreira, Nádia"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Turmas mistas no 1.º ciclo: dinâmicas e o papel do professorPublication . Pereira, Célia Maria Pereira da Silva de Jesus; Ferreira, NádiaO presente Relatório da Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito da conclusão do Mestrado em EPE e 1º CEB. Este teve o objetivo de investigar a complexidade e riqueza de uma turma mista, que englobava os quatro anos de escolaridade, e o que essa organização pode oferecer ao processo de aprendizagem dos alunos. A prática de estágio foi realizada numa IPPS, tendo a problemática em estudo surgido a partir da observação do contexto em sala de aula. Para realizar a investigação, no local de estágio, foi utilizada uma metodologia qualitativa recorrendo a entrevistas semi-estruturadas, observação direta participante e as notas de campo como instrumentos de investigação. Com esta abordagem, procurámos entender a dinâmica que existe entre os alunos de diferentes idades e anos de escolaridade, bem como a importância que o professor tem em incentivar e facilitar a gestão das aprendizagens dos alunos. A análise reflexiva realizada ajudou a compreender de que forma as dinâmicas em turmas mistas enriquecem a cooperação, interação e trabalho dos alunos. Entendeu-se também que o professor é um mediador no processo de aprendizagem dos alunos e, para isso, é essencial criar um ambiente de aprendizagem diferenciador e inclusivo e que vá ao encontro das suas necessidades, sejam estas individuais, em pequeno ou em grande grupo. A informação recolhida permitiu adotar uma perspetiva mais aprofundada e reflexiva sobre o percurso de estágio e obter respostas para as questões de investigação Desta fora, através do estudo realizado, compreendeu-se de que forma as dinâmicas existentes num grupo misto são cruciais ara o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, destacando-se a cooperação como fundamental para o desenvolvimento pessoal e social do grupo.