EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by advisor "Castro, Joana Pacheco de"
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- Atividades lúdicas no ensino e aprendizagem da matemáticaPublication . Ventura, Maria Alexandra Ressurreição; Matos, Ana Isabel Rio Tinto de; Castro, Joana Pacheco deO desenvolvimento da criança é uma preocupação que tem vindo a impulsionar escolas e professores a realizarem trabalho de excelência, tomando consciência das linhas orientadoras, dos processos e estratégias desejáveis à ação pedagógica. Tendo em consideração o interesse, a necessidade das crianças, as idades e fases de desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social, destaca-se a importância da ludicidade, envolvendo a promoção de auto-confiança, autonomia, experimentação e motivação no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Assim no contexto do Mestrado em educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico foi elaborado o presente relatório baseado num estudo que teve como objetivo compreender de que forma poderão as crianças desenvolver aprendizagens significativas na área da matemática através de atividades ou jogos que fcaultem às ciranças uma experiência lúdica da aprendizagem e ensino da matemática. Dito de forma mais resumoda: compreender a relação das atividades lúdicas com desenvolvimento de aprendizagens significativas em matemática, em crianças do 1º ano de escolaridade. O estudo foi realizado no contexto da prática pedagógica supervisionada num colégio privado, numa turma de 1º ano, composta por 21 alunos (11 rapazes e 10 raparigas). A metodologia utilizada pela professora é mais tradicional ou seja expositiva, apesar de usar algumas estratégias, e instrumentos do Modelo do Movimento da Escola Moderna. A problemática surgiu em contexto de sala de aula durante as partilhas realizadas pelas crianças, as dificuldades sentidas na área da matemática e pelo interesse da professora em desenvolver aprendizagens mais lúdicas e significativas. No estudo foi utilizada uma investigação qualitativa baseada na metodologia de investigação-ação e na observação participante durante a realização das atividades propostas. As propostas foram realizadas considerando a ludicidade como forma de promover aprendizagens significativas e interdiciplinares sempre em articulação com as propostas da professora cooperante e o interesse das crianças através de jogos, atividades de expressões artísticas de forma a introduzir atividades relacionadas com a matemática.