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Abstract(s)
Esta investigação teve dois objectivos. O primeiro foi de avaliar o impacto de um Programa de Leitura a Par (Monteiro, 2003), que utiliza o método tutorial, no desempenho em leiura, na motivação para a leitura e na autonomia das crianças. O segundo objectivo foi o de analisar quais os processos envolvidos nas dinâmicas interactivas das díades, de forma a caracterizar as dinâmicas promotoras e as não fomentadoras de aprendizagem, tendo como base as dinâmicas apresentadas nas sessões de leitura e os ganhos no desempenho em leitura obtidos pelas crianças.
Neste estudo participaram 32 crianças com dificuldades em leitura, assinaladas pelos seus professores, 16 crianças que frequentavam o 2º ano de escolaridade e 16 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. Dos sujeitos de cada um dos anos de escolaridade, foram seleccionados de forma aleatória 8 sujeitos para o grupo experimental e 8 sujeitos para o grupo de controlo. Assim, obtivemos um total de 8 díades, formadas por um tutor do 4º ano e por um tutorando do 2º ano, que participaram no Programa de Leitura a Par, que teve a duração de 7 semanas, com 3 sessões semanais com a duração de 30 minutos cada. As 16 crianças do grupo de controlo não participaram nesse Programa mas realizaram actividades de leitura individual, com exactamente a mesma duração, com os mesmos materiais de leitura presentes no mesmo espaço e também com a presença conjunta de crianças do 2º ano e do 4º ano, mas sem interacção entre os participantes.
Todas as crianças foram avaliadas individualmente antes das sessões de leitura e depois de terem participado nas mesmas: nos três parâmetros da leitura (correcção, fluência e compreensão) através de um teste de avaliação do desempenho em leitura (Monteiro, 2000); na motivação para a leitura através do questionário "Eu e a Leitura" (Monteiro & Mata, 2000) e na autonomia, utilizando a versão aferida do Self-Regulation Questionnaire (Deci & Ryan, 1985). Após as avaliações finais, as dinâmicas interactivas foram analisadas com o intuito de obter um padrão comum entre os sujeitos que obtiveram mais ganhos no seu desempenho em leitura bem como nos que menos evoluíram.
Nos resultados obtidos apenas se verificou o efeito benéfico do Programa de Leitura a Par na autonomia das crianças do 2º ano de escolaridade, não se tendo verificado diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo em qualquer outra variável em estudo.
A análise das dinâmicas interactivas não revelou a existência de um padrão comum, correspondente a maiores ou a menores ganhos no desempenho em leitura, quer para os tutores, quer para os tutorandos.
Os resultados desta investigação permitem-nos afirmar que o Programa de Leitura a Par teve um impacto positivo na auto-regulação das aprendizagens das crianças do 2º ano, sendo a regulação da sua motivação mais auto-determinada.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Motivação Leituras Idade escolar Instrumentos Autonomia Programs Education psychology Motivation Reading School-age children Instruments Autonomy Programs
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada