Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Representação social da criança em educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
1998_2_285.pdf1.35 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Apresenta-se uma síntese de um estudo exploratório que utiliza como quadro teórico e conceptual de pesquisa a teoria das representações sociais. Procura-se apreender a representacão da criança em Educadores de Infância e Professores do 1 .O Ciclo do Ensino Básico criando-se três contextos discursivos: criança, criança em idade pré-escolar e criança em idade escolar. A informação trabalhada foi recolhida através de duas técnicas: entrevistas semi-directivas e associações livres de palavras e respectivas introspecções organizadas.
ABSTRACT: This article presents a summary of an exploratory study whose theoretical framework concerns the social representations theory. The research focuses on the representation of children by kindergarten teachers and primary school teachers through the creation of three contexts of report: the child, the child before schooiing and the chiid at school. To coilect the information analysed in the study, the author adopts two different techniques: semi-directive interviews and free association of words, and their respective organised introspection.

Description

Keywords

Representação social Criança Educadores de infância Professores do 1.º ciclo Social representation Child Kindergarten teacher Primary school teacher

Citation

Análise Psicológica, XVI(2), 285-300

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada