Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
229.73 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No final do ensino secundário, os jovens são confrontados com a necessidade de
tomar uma decisão relativa à escolha de um percurso na formação profissional ou no ensino
superior, constatando-se que nesse momento muitos procuram a intervenção vocacional para obter
informação sobre oportunidades futuras em termos de saídas profissionais (CIDEC, 2006).
Todavia, providenciar experiências que permitam aceder a informação sobre ocupações e carreiras
é um enorme desafio no mundo em mudança que caracteriza as modernas sociedades ocidentais
(Tractenberg et al., 2002). Com a presente comunicação pretende-se apresentar uma proposta de
intervenção vocacional destinada a finalistas do ensino secundário, centrada na utilização de uma
modalidade experiencial de exploração do mundo do trabalho e das profissões, isto é, a técnica job
shadowing, proposta que foi construída sob inspiração de diversos programas de Educação para a
Carreira que têm vindo a ser desenvolvidos nos EUA e no Reino Unido (Watts, 1996) e que
designámos Projecto Job Shadowing – Queres conhecer uma profissão? Implementado a partir da
escola, o projecto pressupõe forte envolvimento de professores, pais, profissionais, empresas e
instituições da comunidade educativa alargada, contemplando, na sua estrutura, actividades que
intencionalmente fomentam a interacção escola-família-comunidade. São apresentados os
objectivos, a estrutura e a metodologia do Projecto Job Shadowing, bem como a sua
fundamentação teórica. Discutem-se os resultados da sua implementação no concelho de Portimão,
a partir dos dados recolhidos junto dos jovens participantes, dos professores, dos pais e de
profissionais representantes das empresas e instituições que colaboraram no projecto.
Description
Keywords
Intervenção no ensino secundário Exploração vocacional Job shadowing
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1504-1520). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário