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Authors
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Abstract(s)
A aquisição da leitura e da escrita é hoje conceptualizada como um processo
dinamizado por uma multiplicidade de fatores psicológicos, cognitivos, linguísticos, emocionais,
motivacionais, sociais e culturais. Tem início antes da educação formal, desenvolvendo-se ao
longo do tempo e pode ter repercussões na estruturação do autoconceito escolar e nas diversas
áreas académicas. Partindo deste pressuposto, pretendeu-se desenvolver um estudo sobre a
aquisição da leitura e escrita, por forma a caracterizá-la com a complexidade que lhe é inerente.
Assim, foram analisados conjuntos de variáveis psicolinguísticas (compreensão verbal,
consciência fonológica e fluência verbal), de performance em literacia (conhecimento do alfabeto,
capacidade de leitura e escrita), e percetivo-afetivas (autoconceito), ao longo de um ano letivo, em
crianças do 1º ano de escolaridade. Os resultados revelaram um progresso significativo da maioria
das variáveis psicolinguísticas e de performance em literacia, entre os momentos de avaliação.
Sugerem, também, a existência de uma associação positiva significativa entre as variáveis
consciência fonológica e conhecimento do alfabeto, no início do 1º ano de escolaridade, com um
elevado autoconceito de competência cognitiva e autoconceito de competências de literacia,
respetivamente. As principais implicações práticas deste estudo residem na compreensão dos
diversos fatores que interagem entre si na aprendizagem da leitura e escrita, que podem servir de guia conceptual, para docentes, para a planificação e concretização de experiências de aprendizagem significativas e potenciadoras de sucesso desde o início da escolaridade.
Description
Keywords
Aquisição da leitura e escrita Perceções e sentimentos Infância
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 429-443). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada