Publication
Aquisição da leitura e escrita: a inter-relação entre fatores psicolinguísticos e fatores afetivomotivacionais.
| dc.contributor.author | Mendes, Inês | |
| dc.date.accessioned | 2017-03-07T14:12:29Z | |
| dc.date.available | 2017-03-07T14:12:29Z | |
| dc.date.issued | 2012 | |
| dc.description.abstract | A aquisição da leitura e da escrita é hoje conceptualizada como um processo dinamizado por uma multiplicidade de fatores psicológicos, cognitivos, linguísticos, emocionais, motivacionais, sociais e culturais. Tem início antes da educação formal, desenvolvendo-se ao longo do tempo e pode ter repercussões na estruturação do autoconceito escolar e nas diversas áreas académicas. Partindo deste pressuposto, pretendeu-se desenvolver um estudo sobre a aquisição da leitura e escrita, por forma a caracterizá-la com a complexidade que lhe é inerente. Assim, foram analisados conjuntos de variáveis psicolinguísticas (compreensão verbal, consciência fonológica e fluência verbal), de performance em literacia (conhecimento do alfabeto, capacidade de leitura e escrita), e percetivo-afetivas (autoconceito), ao longo de um ano letivo, em crianças do 1º ano de escolaridade. Os resultados revelaram um progresso significativo da maioria das variáveis psicolinguísticas e de performance em literacia, entre os momentos de avaliação. Sugerem, também, a existência de uma associação positiva significativa entre as variáveis consciência fonológica e conhecimento do alfabeto, no início do 1º ano de escolaridade, com um elevado autoconceito de competência cognitiva e autoconceito de competências de literacia, respetivamente. As principais implicações práticas deste estudo residem na compreensão dos diversos fatores que interagem entre si na aprendizagem da leitura e escrita, que podem servir de guia conceptual, para docentes, para a planificação e concretização de experiências de aprendizagem significativas e potenciadoras de sucesso desde o início da escolaridade. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.citation | In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 429-443). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário | pt_PT |
| dc.identifier.isbn | 978-989-8384-15-7 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/5309 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Aquisição da leitura e escrita | pt_PT |
| dc.subject | Perceções e sentimentos | pt_PT |
| dc.subject | Infância | pt_PT |
| dc.title | Aquisição da leitura e escrita: a inter-relação entre fatores psicolinguísticos e fatores afetivomotivacionais. | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 443 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 429 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
