Repository logo
 
Publication

Aquisição da leitura e escrita: a inter-relação entre fatores psicolinguísticos e fatores afetivomotivacionais.

dc.contributor.authorMendes, Inês
dc.date.accessioned2017-03-07T14:12:29Z
dc.date.available2017-03-07T14:12:29Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractA aquisição da leitura e da escrita é hoje conceptualizada como um processo dinamizado por uma multiplicidade de fatores psicológicos, cognitivos, linguísticos, emocionais, motivacionais, sociais e culturais. Tem início antes da educação formal, desenvolvendo-se ao longo do tempo e pode ter repercussões na estruturação do autoconceito escolar e nas diversas áreas académicas. Partindo deste pressuposto, pretendeu-se desenvolver um estudo sobre a aquisição da leitura e escrita, por forma a caracterizá-la com a complexidade que lhe é inerente. Assim, foram analisados conjuntos de variáveis psicolinguísticas (compreensão verbal, consciência fonológica e fluência verbal), de performance em literacia (conhecimento do alfabeto, capacidade de leitura e escrita), e percetivo-afetivas (autoconceito), ao longo de um ano letivo, em crianças do 1º ano de escolaridade. Os resultados revelaram um progresso significativo da maioria das variáveis psicolinguísticas e de performance em literacia, entre os momentos de avaliação. Sugerem, também, a existência de uma associação positiva significativa entre as variáveis consciência fonológica e conhecimento do alfabeto, no início do 1º ano de escolaridade, com um elevado autoconceito de competência cognitiva e autoconceito de competências de literacia, respetivamente. As principais implicações práticas deste estudo residem na compreensão dos diversos fatores que interagem entre si na aprendizagem da leitura e escrita, que podem servir de guia conceptual, para docentes, para a planificação e concretização de experiências de aprendizagem significativas e potenciadoras de sucesso desde o início da escolaridade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 429-443). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5309
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectAquisição da leitura e escritapt_PT
dc.subjectPerceções e sentimentospt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.titleAquisição da leitura e escrita: a inter-relação entre fatores psicolinguísticos e fatores afetivomotivacionais.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage443pt_PT
oaire.citation.startPage429pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_429-443.pdf
Size:
246.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: