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Advisor(s)
Abstract(s)
A Esperança e a Satisfação com a Vida são variáveis individuais que
reflectem uma natureza disposicional. Têm recebido atenção especial quanto ao papel
que desempenham na construção de um desenvolvimento humano positivo e como
potenciais contributos para o desenvolvimento de outros comportamentos e atitudes
positivas. Tendo como base as características e potencialidades destas variáveis,
consideramos avaliar a estabilidade destas variáveis ao longo do tempo. O objectivo
deste estudo é avaliar a estabilidade das respostas às escalas de Esperança e de Satisfação
com a Vida para estudantes após um período de 6 meses numa população de crianças e
adolescentes. Participaram 367 estudantes que constituíram uma amostra de
conveniência, 53,1% do sexo feminino, com idade M = 11,78 (entre os 10 e os 15 anos)
e escolaridade M = 6,98 (entre o 6º e 8º ano). O material utilizado foi a “Escala de
Esperança para Crianças” e a “Escala de Satisfação com a Vida para Estudantes”. Os
resultados mostram que o coeficiente de fidelidade teste-reteste é de 0,60 para a escala
de Esperança e de 0,69 para a escala de Satisfação com a Vida para Estudantes. Os
resultados suportam a premissa teórica de que a Esperança e a Satisfação com a Vida
compreendem propriedades de componentes traço. O desenho longitudinal deste estudo
introduz um acréscimo temporal significativo, comparativamente a estudos conduzidos
anteriormente e acrescenta um indicador de fidelidades aos estudos de validação das
versões portuguesas das respectivas escalas. São discutidas implicações dos resultados
encontrados. ------ ABSTRACT ------ Hope and satisfaction with life are individual difference variables with a
dispositional nature. They receive special attention related to their importance of building
on human positive development and as potentials contributors to the development of other
positive behaviours and attitudes. In this later regard, having as foundation the
characteristics and potentialities of hope and satisfaction with life, we consider relevant to
evaluate the stability of these variables across time. The goal of the study is to evaluate the
students hope and satisfaction with life scores over a 6 months period. The study include
a convenience sample of 367 individuals from the community (53.1% females; age M =
11.78 years, range 10-15 years). Participants completed a questionnaire packet that
included the Portuguese versions of the “Children Hope Scale” (CHS; Snyder et al., 1997)
and “Students’Life Satisfaction Scale” (SLSS; Huebner, 1991). Results show that the testretest
stability coefficient is .60 for the CHS and .69 for the SLSS. The results support the theoretical premise that hope and satisfaction with life demonstrates some trait-like
properties. The longitudinal design of this study, in which hope and satisfaction with life
scores were reassessed after a 6 month period, is a significant increase in comparison to
previous studies that have assessed test-retest stability after a 1-, 2-week or 1-month
interval. Implications of these findings are discussed.
Keywords: Children and adolescents, Hope, Satisfaction with life, Test-retest
reliability.
Description
Keywords
Crianças e adolescentes Esperança Fidelidade teste-reteste Satisfação com a vida Children and adolescents Hope Satisfaction with life Test-retest reliability
Citation
Psicologia, Saúde & Doenças, 9 (2), 245-252
Publisher
Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde