Repository logo
 
Publication

O Teatro Playback PsicoterapĂȘutico: A experiĂȘncia de um grupo de participantes

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonzalez, António José
dc.contributor.authorVerdes, Rodrigo Afonso dos Santos
dc.date.accessioned2025-01-03T15:43:09Z
dc.date.available2025-01-03T15:43:09Z
dc.date.issued2024-10-31
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para Obtenção de Grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínicapt_PT
dc.description.abstractO Teatro Playback PsicoterapĂȘutico (TPP) Ă© uma forma de intervenção psicoterapĂȘutica atravĂ©s do teatro que combina elementos de improvisação teatral com alguns dos princĂ­pios terapĂȘuticos, permitindo assim que os participantes partilhem e explorem as suas histĂłrias pessoais num ambiente seguro e contentor. Tratando-se de um formato muito recente, a investigação atĂ© agora existente apenas se focou em populaçÔes e contextos muito especĂ­ficos, existindo por isso uma necessidade de aprofundar e ajudar a compreender os impactos desta prĂĄtica em diferentes ambientes terapĂȘuticos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo compreender a experiĂȘncia pessoal de um nĂșmero de participantes de grupos de TPP com uma frequĂȘncia semanal durante 12 sessĂ”es. Utilizou se uma abordagem qualitativa de anĂĄlise dos dados - AnĂĄlise TemĂĄtica com auxĂ­lio do programa de software MAXQDA - incidindo sobre os dados obtidos de 9 participantes. O grupo Ă© composto, por 2 elementos do sexo masculino e 7 do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 19 e os 70 anos. Foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas aos participantes. Os dados obtidos permitiram a identificação de 4 temas principais e 9 subtemas. Os temas centrais foram (1) as especificidades do TPP; (2) a presença de fatores terapĂȘuticos (grupo); (3) a vivĂȘncia de um espaço seguro e (4) mudanças sentidas ao longo do processo. Foram identificados tambĂ©m 9 subtemas: a Universalidade, a CoesĂŁo do grupo, o AltruĂ­smo, a Aprendizagem Interpessoal, a Catarse, o Setting / Ritual, o papel do Terapeuta, a Transformação pessoal e o desenvolvimento de CompetĂȘncias Pessoais. Este conjunto de resultados estabeleceu ligaçÔes entre os diversos aspetos da experiĂȘncia vivida pelos(as) participantes, de forma geral positiva e salientou as especificidades do TPP e a criação de um espaço seguro. Quanto as limitaçÔes metodolĂłgicas, sugere-se que estudos futuros possam incluir uma amostra mais ampla, permitindo uma maior representatividade e a obtenção de dados mais robustos, bem como, avaliar a sua eficĂĄcia em mĂșltiplos contextos culturais e clĂ­nicos, ampliando o seu impacto e aplicabilidade na prĂĄtica psicoterapĂȘutica contemporĂąnea.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT.: Psychotherapeutic Playback Theatre (PPT) is a form of psychotherapeutic intervention through theatre that combines elements of theatrical improvisation with therapeutic principles. This approach allows participants to share and explore their personal stories in a safe and supportive environment. As a relatively recent format, existing research has so far focused only on very specific populations and contexts, highlighting the need for further exploration to understand the impacts of this practice in different therapeutic settings. In this context, the present study aims to understand the personal experiences of a number of participants in PPT groups that met weekly for 12 sessions. A qualitative approach was employed to analyse the data—Thematic Analysis, supported by the MAXQDA software program—based on data obtained from 9 participants. The group consisted of 2 male and 7 female participants, aged between 19 and 70 years. Semi-structured individual interviews were conducted with the participants. The data obtained allowed for the identification of four main themes and nine subthemes. The primary themes were: (1) the specific characteristics of BPD; (2) the presence of therapeutic factors within the group; (3) the experience of a safe space; and (4) perceived changes throughout the process. Furthermore, nine subthemes were identified: Universality, Group Cohesion, Altruism, Interpersonal Learning, Catharsis, Setting/Ritual, the Role of the Therapist, Personal Transformation, and the Development of Personal Competencies. This set of results established connections between various aspects of the participants' lived experiences, which were generally positive, and highlighted the specificities of PPT and the creation of a safe space. Regarding methodological limitations for future studies, it is suggested that future research includes a larger sample, allowing for greater representativeness and more robust data. Additionally, it would be important to assess its effectiveness in multiple cultural and clinical contexts, expanding its impact and applicability in contemporary psychotherapeutic practice.pt_PT
dc.description.sponsorshipFundação para a CiĂȘncia e Tecnologia - FCTpt_PT
dc.identifier.tid203773438pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/10072
dc.language.isoporpt_PT
dc.relation2022.07713.PTDCpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectTeatro Playback PsicoterapĂȘuticopt_PT
dc.subjectEspecificidades do TPPpt_PT
dc.subjectEspaço seguropt_PT
dc.subjectAnĂĄlise temĂĄticapt_PT
dc.subjectPsychotherapeutic Playback Theatrept_PT
dc.subjectSpecificities of PPTpt_PT
dc.subjectSafe spacept_PT
dc.subjectThematic analysispt_PT
dc.titleO Teatro Playback PsicoterapĂȘutico: A experiĂȘncia de um grupo de participantespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia ClĂ­nicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19899.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: