Repository logo
 
Publication

Interação, revisão, autorregulação: o seu impacto no desempenho ortográfico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Ana Cristina
dc.contributor.authorSantos Lima, Regina Maria Nascimento Leal dos
dc.date.accessioned2019-12-13T12:13:05Z
dc.date.available2019-12-13T12:13:05Z
dc.date.issued2019-11-28
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacionalpt_PT
dc.description.abstractPretende-se neste estudo investigar o impacto de um programa de escrita que utiliza suportes estruturados (Grelhas de Correção) que funcionam como objeto de revisão ortográfica e simultaneamente comparar o efeito deste procedimento quando é realizado individualmente ou a pares. Participaram neste estudo 60 crianças do 3 º ano de escolaridade divididas em dois Grupos Experimentais e um Grupo de Controlo. De modo a avaliar a evolução do pré para o pós-teste, realizou-se um ditado com 76 palavras nos dois momentos avaliativos, os quais integravam palavras cuja ortografia correta implicava o domínio de regras contextuais, morfossintáticas e a capacidade de análise da estrutura fonológica de palavras específicas. Foi construída uma Grelha de Correção com orientações sobre as regras acima referidas que foi usada pelos alunos como instrumento de revisão. Entre o pré e o pós-teste os alunos efectuaram 9 sessões de intervenção onde realizaram ditados de palavras. No Grupo Experimental 1 foram sublinhados os erros, pedindo-se às crianças que os corrigissem de acordo com as indicações da Grelha. No Grupo Experimental 2 foram criadas díades, solicitando-se às crianças que corrigissem os erros em interação com o auxílio da Grelha. No Grupo de Controlo as crianças realizavam os ditados, copiando 3 vezes as palavras erradas após correção. Os resultados apontaram para uma significativa evolução dos dois Grupos Experimentais em relação ao Grupo de Controlo. Verificou-se ainda uma significativa superioridade do grupo Experimental 2 na diminuição do total de erros e em cada uma das regras quando comparado com o Grupo Experimental 1.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed to assess the effect of a spelling programme that makes use of a structural support (Correction Grid) as a means of orthographic revision, while also comparing this procedure’s effect when done individually or with a pair. In this study 60 third grade children were divided in two Experimental Groups and a Control Group. In order to evaluate their progress between a pre and a post-test, a 76-word spelling test comprising contextual and morpho-syntactic rules, as well as phonological structural analysis of specific words were performed by the groups. A Correction Grid with guiding lines about the mentioned rules was made to be used by the children as a revision instrument. The pre and post-test intervention programme comprised 9 spelling tests’ sessions. Experimental Group 1 errors were signaled by the investigator and then corrected by the children individually as suggested by the Grid. Experimental Group 2 errors were signaled by the investigator. These children interacted in pairs to correct their errors as suggested by the Grid. Control Group errors were signaled by the investigator, who helped the children to correct them. Three times redaction of the corrected word ensued. Results suggest a significant improvement of both Experimental Groups when compared with the Control Group. Also, Experimental Group 2 performance regarding total and each rule errors’ decrease was significantly higher when compared with Experimental Group 1.pt_PT
dc.identifier.tid202329275pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7283
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectOrtografiapt_PT
dc.subjectAprendizagem autorreguladapt_PT
dc.subjectCrianças primeiro ciclopt_PT
dc.subjectorthographypt_PT
dc.subjectself-regulated learningpt_PT
dc.subjectElementary School childrenpt_PT
dc.titleInteração, revisão, autorregulação: o seu impacto no desempenho ortográficopt_PT
dc.title.alternativeInteraction, revision, self-regulation: its impact on orthographic performancept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
6460.pdf
Size:
1.22 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: