Repository logo
 
Publication

Interculturalidade na educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Mónica
dc.contributor.authorJerónimo, Francesca Gaspar Di Paolo
dc.date.accessioned2023-03-24T20:18:05Z
dc.date.available2023-03-24T20:18:05Z
dc.date.issued2022-11-21
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentado no Ispa – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar,pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta um estudo sobre a interculturalidade em contexto préescolar. Este estudo foi realizado numa sala de jardim de infância, com um grupo de dezanove crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, incluindo crianças de famílias refugiadas oriundas de diversos países e continentes. Este estudo visa conhecer as práticas e a perceção da educadora cooperante, sobre a interculturalidade, e a interação e participação das crianças num ambiente culturalmente diversificado. Procurou-se, assim, estabelecer três objetivos de investigação: (i) conhecer a perceção da educadora cooperante sobre a interculturalidade na sua prática educativa. (ii) conhecer as estratégias da educadora cooperante para a promoção da interculturalidade das crianças. (iii) identificar e caracterizar as dinâmicas de participação e de interação das crianças num contexto intercultural. Esta investigação de carácter qualitativo, apresenta uma análise reflexiva sobre diferentes dados, recolhidos através da observação, de uma entrevista e da consulta documental. Conclui-se que apesar de nem sempre ser evidente de que forma a prática do educador integra concretamente a interculturalidade, os resultados obtidos indicam que está presente uma preocupação da educadora cooperante, que valoriza a partilha de aspetos culturais entre as crianças. Os resultados também apontam para que as práticas educativas promotoras de interculturalidade se relacionem com as interações e as partilhas intencionalmente definidas, e que promovam a inclusão da criança como elemento ativo do seu processo educativo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report presents a study addressing the interculturality in a kindergarten carried out with a group of nineteen children, aged between 3 and 5 years, including children from refugee families from other countries and continents. This study aims to know the practices and perception of the cooperating educator, about interculturality, and the interaction and participation of children in a culturally diverse environment. Three research objectives were established: (i) understand the educator's perception of interculturality in their educational practice; (ii) understand the strategies adopted by educator's in promoting the interculturality among children. (iii) identify and characterize the dynamics of children's participation and interaction in an intercultural environment. This research follows a qualitative approach and presents a reflective analysis based on data gathered through different techniques, such as in-field observation, semi-structured interview and documental consultation. It is concluded that although it is not always clear how the educator's practice concretely integrates interculturality, the results obtained indicate that there is a concern of the educator, valuing the cultural sharing of among children. The results also point out that educational practices that promote interculturality are related to intentionally defined interactions and sharing and promote the inclusion of children as an active element of their educational process.pt_PT
dc.identifier.tid203111583pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/9094
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectInteraçõespt_PT
dc.subjectRefugiadospt_PT
dc.subjectInterculturalitypt_PT
dc.subjectPreschool educationpt_PT
dc.subjectCultural diversitypt_PT
dc.subjectChildren interactionspt_PT
dc.subjectRefugeespt_PT
dc.titleInterculturalidade na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27852.pdf
Size:
561.19 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: