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- A importância do envolvimento familiar no processo educativo em idade pré-escolarPublication . Antunes, Rita Luís; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente relatório expõe um estudo sobre a importância do envolvimento familiar no processo educativo infantil, nomeadamente em idade pré-escolar, movido pela necessidade de aprofundar uma temática pertinente e de interesse a todos os agentes educativos. Tem como cenário uma instituição educativa que privilegia o modelo e abordagem curricular do Movimento Escola Moderna, numa sala com um grupo heterogéneo com crianças dos três aos cinco anos de idade. Os objetivos e as questões de investigação surgiram do interesse e curiosidade pessoal em investigar a relevância e os benefícios do envolvimento familiar no processo educativo das crianças. Desta forma, definiram-se como objetivos: i) conhecer o tipo de relação que se pode estabelecer entre a instituição educativa e a família; ii) adquirir estratégias para utilizar na futura prática profissional; iii) conhecer os benefícios do envolvimento familiar para as crianças em idade Pré-Escolar; e iv) adquirir ferramentas de comunicação e relação de confiança com as famílias em prol de um desenvolvimento infantil integrador. Neste estudo utilizou-se uma metodologia qualitativa e recorreu-se a diversos instrumentos – observação, entrevista e questionários às famílias da sala. Concluiu-se sobre a complexidade de fatores presentes na construção de parcerias de confiança escola-família, e que o Modelo de Esferas de Epstein pode ser um referencial orientador na reflexão sobre a prática e na melhoria gradual de estratégias e ações. Observaram-se e fundamentaram-se muitos benefícios decorrentes de um envolvimento familiar eficaz, tanto para as crianças, como para as famílias, a escola e a comunidade. Concluímos que as diferentes estruturas familiares não condicionam necessariamente a participação no contexto educativo, nem as estratégias de envolvimento familiar. Se existir uma intencionalidade clara, estratégias ajustadas e flexíveis, e vontade, consegue-se gradualmente estabelecer relações de confiança que permitem a participação dos diferentes elementos da família.
- Interculturalidade na educação pré-escolarPublication . Jerónimo, Francesca Gaspar Di Paolo; Pereira, MónicaO presente relatório apresenta um estudo sobre a interculturalidade em contexto préescolar. Este estudo foi realizado numa sala de jardim de infância, com um grupo de dezanove crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, incluindo crianças de famílias refugiadas oriundas de diversos países e continentes. Este estudo visa conhecer as práticas e a perceção da educadora cooperante, sobre a interculturalidade, e a interação e participação das crianças num ambiente culturalmente diversificado. Procurou-se, assim, estabelecer três objetivos de investigação: (i) conhecer a perceção da educadora cooperante sobre a interculturalidade na sua prática educativa. (ii) conhecer as estratégias da educadora cooperante para a promoção da interculturalidade das crianças. (iii) identificar e caracterizar as dinâmicas de participação e de interação das crianças num contexto intercultural. Esta investigação de carácter qualitativo, apresenta uma análise reflexiva sobre diferentes dados, recolhidos através da observação, de uma entrevista e da consulta documental. Conclui-se que apesar de nem sempre ser evidente de que forma a prática do educador integra concretamente a interculturalidade, os resultados obtidos indicam que está presente uma preocupação da educadora cooperante, que valoriza a partilha de aspetos culturais entre as crianças. Os resultados também apontam para que as práticas educativas promotoras de interculturalidade se relacionem com as interações e as partilhas intencionalmente definidas, e que promovam a inclusão da criança como elemento ativo do seu processo educativo.