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Advisor(s)
Abstract(s)
O objectivo principal deste estudo consistiu em analisar os antecedentes e consequĂȘncias da configuração do sistema de recompensas de uma organização. Tentou-se avaliar a influĂȘncia da cultura dominante de uma organização, nas caracterĂsticas do sistema de recompensas, bem como os efeitos deste no desempenho multi-dimensional dos sujeitos. A questĂŁo de partida era:
"Qual o contributo da configuração do sistema de recompensas de uma organização para a explicação do nĂvel do desempenho dos seus trabalhadores?"
A problemĂĄtica a investigar subdividiu-se em:
1. Que dimensÔes da cultura organizacional influem sobre a configuração do sistema
de remuneração?
2. Quais os efeitos do sistema de recompensas de uma organização no desempenho
dos seus trabalhadores?
Pela aplicação de um questionĂĄrio elaborado com base nas escalas de vĂĄrios autores (ver revisĂŁo da literatura - capĂtulo 1 e operacionalização das variĂĄveis - capĂtulo 3) foi possĂvel confirmar-se algumas hipĂłteses que sugerem:
influĂȘncia positiva e significativa das caracterĂsticas do sistema de recompensas, nomeadamente o grau da indexação percebida da remuneração ao desempenho individual, da equipa e organizacional e o nĂvel de equidade percebido na explicação do desempenho de mĂșltiplos papĂ©is - proactivos, de equipa, organizacionais e de carreira, por parte dos trabalhadores; inexistĂȘncia de impactos directos significativos da cultura organizacional, nas dimensĂ”es orientação competitiva e orientação humanista, no desempenho dos vĂĄrios tipos de papĂ©is em anĂĄlise, com excepção para o impacto significativo e negativo da orientação competitiva no desempenho de papĂ©is de equipa;
influĂȘncia da natureza contingente da remuneração e dos factores ligados ao historial do indivĂduo no desempenho de papĂ©is ligados Ă carreira.
Esta anĂĄlise sugeriu que as caracterĂsticas do sistema de recompensas de uma organização sofrem influĂȘncias da natureza da cultura organizacional dominante, ao nĂvel da orientação competitiva (culturas orientadas para o desempenho individual) e orientação humanista (culturas orientadas para o desempenho em equipa). A cultura dominante e o nĂvel de remuneração influem de forma significativa na percepção de equidade, ou seja, organizaçÔes com cultura orientada para a competição geram percepçÔes de iniquidade enquanto que organizaçÔes de matiz cooperativo promovem percepçÔes de equidade. Por Ășltimo, as caracterĂsticas do sistema de recompensas influenciam mĂșltiplas dimensĂ”es do desempenho organizacional, constituindo-se como decisĂ”es fundamentais na gestĂŁo das organizaçÔes.
Os resultados deste estudo suportam, em parte, o que tem vindo a ser feito neste domĂnio dos sistemas de recompensas mas, no essencial, introduz algumas pistas de reflexĂŁo. Este projecto de investigação consistiu em operacionalizar uma abordagem metodolĂłgica susceptĂvel de melhorar as tomadas de decisĂŁo dos responsĂĄveis das organizaçÔes em relação aos sistemas de recompensas e promover o ajustamento e a utilização deste importante instrumento de polĂtica de recursos humanos numa perspectiva estratĂ©gica, capaz de satisfazer, eficazmente, objectivos de adaptação das organizaçÔes Ă s especificidades do seu meio interno e aos constantes desafios do seu meio externo. Que estas "conclusĂ”es" ajudem os gestores a repensar novas formas de remunerar.
Description
Dissertação de mestrado em Comportamento Organizacional
Keywords
Comportamento organizacional Instrumentos Satisfação no trabalho Recompensas Gestão Cultura organizacional Organizational behaviour Organizational psychology Instruments Job satisfaction Rewards Management Organizational culture
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada