Repository logo
 
Publication

1, 2, 3 conta-me tu desta vez!: programa de leitura dialógica de histórias com crianças de idade pré-escolar

dc.contributor.authorRato, Leonor Moreira
dc.contributor.authorMartins, M. A.
dc.date.accessioned2019-04-24T15:13:04Z
dc.date.available2019-04-24T15:13:04Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractPretendemos com este estudo investigar, se um programa de leitura dialógica com crianças em idade pré-escolar, tem implicações no desenvol - vimento da sua linguagem oral, especificamente, ao nível do reconto de histórias. Esta investigação contou com a colaboração de 26 crianças de 5 anos de idade. A presente investigação é de natureza quase-experimental, sendo composta por várias fases sequenciais: (1) fase de pré-teste, na qual as crianças foram submetidas a uma avaliação individual; (2) fase de intervenção, na qual foram estabelecidos 2 grupos-um grupo experimental com quem foi implemen - tado um programa de leitura dialógica e um grupo de controlo com quem foi desenvolvido um programa de leitura tradicional; (3) fase de pós-teste, com vista a uma nova reavaliação nas mesmas áreas do pré-teste. É possível observar a partir dos resultados que no pré-teste o grupo experimental e de controlo apresentam resultados relativamente próximos e que após a implementação dos programas as crianças do grupo experimental tiveram melhores resultados no reconto de histórias, comparativamente com as crianças do grupo de controlo. Diremos em conclusão que a leitura dialógica de histórias parece ser uma prática a incorporar no quotidiano das rotinas de jardim-de-infância.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (7-20). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6993
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLeitura dialógicapt_PT
dc.subjectLeitura de históriaspt_PT
dc.subjectCrianças de idade préescolarpt_PT
dc.title1, 2, 3 conta-me tu desta vez!: programa de leitura dialógica de histórias com crianças de idade pré-escolarpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameMartins
person.givenNameMargarida
person.identifier.ciencia-id331B-1095-7D71
person.identifier.orcid0000-0002-2773-1634
person.identifier.scopus-author-id55663664300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc789a806-5edd-44af-852f-b2b0a7346db8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 7-20.pdf
Size:
118.62 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: