Repository logo
 
Publication

"Quando for grande quero ser futebolista": Motivação e autoconceito em atletas-estudantes, estudantes-desportistas e estudantes não-desportistas

dc.contributor.advisorAlmeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
dc.contributor.authorCampos, João Maria Ramalho Sottomaior Aires de
dc.date.accessioned2014-04-08T19:04:41Z
dc.date.available2014-04-08T19:04:41Z
dc.date.issued2013
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia Educacional apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractNo presente estudo tivemos como objetivos analisar o autoconceito académico e físico, a orientação motivacional para o desporto e para as aprendizagens escolares em três grupos de estudantes: estudantes-desportistas (praticantes de desporto por lazer), estudantes não-desportistas (não praticantes de qualquer desporto) e atletas-estudantes (praticantes de desporto de alta competição). Participaram neste estudo 150 alunos que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico. Os instrumentos utilizados foram o Physical Self-Description Questionnaire (PSDQ) para avaliar o autoconceito físico, a Escala de Autoconceito Académico e Autoestima de Peixoto e Almeida, a Escala de Orientação Motivacional de Skaalvik, para avaliar as orientações motivacionais para as aprendizagens escolares e o Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) para avaliar as orientações motivacionais para o desporto. Os resultados obtidos demonstraram a existência de um efeito significativo da variável Grupo de Estudantes na variável autoconceito em que, para o autoconceito académico, são os estudantesdesportistas que apresentam valores mais elevados e, para o autoconceito físico, são os os atletas-estudantes que obtiveram os valores mais elevados. O efeito da variável Grupo de Estudantes também é significativo na orientação motivacional (desporto e aprendizagens escolares). Encontraram-se algumas correlações positivas e significativas entre o autoconceito (académico e físico) e as orientações motivacionais (desporto e aprendizagens escolares) nos diferentes grupos de estudantes. Não se encontraram quaisquer relações entre as orientações motivacionais para o desporto e as orientações motivacionais para as aprendizagens escolares.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study’s objectives were to analyze the physical and academic self-concept, and the orientation for sport and academic learning in three groups of students: students -athletes (students whom practice sports for leisure), student non-athletes (students whom don’t practice any sport) and athletes-students (students whom practice elite sports). The sample had 150 students who attended the 3rd cycle of basic education. The instruments used were the Physical Self -Description Questionnaire (PSDQ) to assess the physical self-concept, the Academic Self-Concept and Self-Esteem Scale of Peixoto and Almeida, to assess the academic self-concept and self-esteem, Motivational Orientation Scale of Skaalvik to assess the motivational orientations for academic learning and Task and Ego orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ) to assess the motivational orientations for sport. The results showed the existence of a significant effect of the variable Group of Students in the variable self-concept. For the academic self-concept , the group of student-athletes had higher values, however for the physical self-concept it was the group of athletes-student who obtained higher values. The effect of the variable Student Group is also significant in motivational orientation (sport and academic learning). We found some significant positive correlations between selfconcept (academic and physical) and motivational orientations (sport and academic learning) in different groups of students. We couldn’t found any relationship between motivational orientations for sport and motivational orientations for academic learning.por
dc.identifier.tid201104318
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/2757
dc.language.isoporpor
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAutoconceitopor
dc.subjectDesportopor
dc.subjectAprendizagens escolarespor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectSelf-conceptpor
dc.subjectSportpor
dc.subjectAcademic learningpor
dc.title"Quando for grande quero ser futebolista": Motivação e autoconceito em atletas-estudantes, estudantes-desportistas e estudantes não-desportistaspor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
14968.pdf
Size:
601.63 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: