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A educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a água

dc.contributor.authorSimões, Maribel Ribeiro Barbosa
dc.date.accessioned2011-10-01T12:29:21Z
dc.date.available2011-10-01T12:29:21Z
dc.date.issued2001
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Psicologia e Educação Ambientaispor
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) é uma área crucial para a sustentabilidade do nosso Planeta, tendo a Escola um papel fundamental no desenvolvimento da "Consciência Ecológica" de todos os cidadãos. A problemática deste trabalho centra-se na análise do tema sobre a água em dois Manuais Escolares (ME's) de Ciências da Natureza (CN), investigando se estes abordam de forma significativa as perspectivas propostas pela EA, para que esta se promova na escola. A análise perspectivou-se de acordo com dois quadros de análise, cuja construção se baseou nas linhas epistemológicas da EA. Embora os fundamentos teóricos da EA apelem a uma perspectiva inter e transdisciplinar, as suas características intrínsecas vão em direcção aos objectivos, conceitos e conteúdos que pertencem principalmente ao domínio das ciências. O ensino das ciências não se deve restringir a uma formação de natureza unicamente instrucional, fora do contexto social e cultural dos alunos, antes pelo contrário deverá incluir elementos de desenvolvimento pessoal e social, suscitando a participação no seu próprio meio Natural e Social, sendo abordada numa perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Como todos sabem, as escolas deparam-se com grandes carências de recursos didácticos, assim, o ME surge como principal e mais importante material para desenvolver as metas propostas pelos programas, assumindo grande importância tanto na preparação das aulas por parte dos docentes, como na construção das aprendizagens pelos alunos. A técnica utilizada foi a análise qualitativa de conteúdo. A validade e fidelidade do instrumento de análise foram garantidas pelo quadro teórico do capítulo 3, onde é fundamentado a construção dos diferentes referentes em ambas as dimensões de análise. De acordo com a hipótese de trabalho enunciada e tendo em consideração as bases teóricas da EA, iremos incluir as conclusões num comunicado global. Os dados por nós obtidos permitem concluir que a abordagem do tema da água, nos ME's, pouco contribuem para desenvolver e promover as metas propostas pela EA.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/954
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectPsicologia ambientalpor
dc.subjectLivros escolarespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnvironmental psychologypor
dc.subjectTextbookspor
dc.subjectLearningpor
dc.subjectEnvironmentpor
dc.subjectEnvironmental educationpor
dc.titleA educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a águapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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