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A educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a água
dc.contributor.author | Simões, Maribel Ribeiro Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2011-10-01T12:29:21Z | |
dc.date.available | 2011-10-01T12:29:21Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado em Psicologia e Educação Ambientais | por |
dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) é uma área crucial para a sustentabilidade do nosso Planeta, tendo a Escola um papel fundamental no desenvolvimento da "Consciência Ecológica" de todos os cidadãos. A problemática deste trabalho centra-se na análise do tema sobre a água em dois Manuais Escolares (ME's) de Ciências da Natureza (CN), investigando se estes abordam de forma significativa as perspectivas propostas pela EA, para que esta se promova na escola. A análise perspectivou-se de acordo com dois quadros de análise, cuja construção se baseou nas linhas epistemológicas da EA. Embora os fundamentos teóricos da EA apelem a uma perspectiva inter e transdisciplinar, as suas características intrínsecas vão em direcção aos objectivos, conceitos e conteúdos que pertencem principalmente ao domínio das ciências. O ensino das ciências não se deve restringir a uma formação de natureza unicamente instrucional, fora do contexto social e cultural dos alunos, antes pelo contrário deverá incluir elementos de desenvolvimento pessoal e social, suscitando a participação no seu próprio meio Natural e Social, sendo abordada numa perspectiva de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Como todos sabem, as escolas deparam-se com grandes carências de recursos didácticos, assim, o ME surge como principal e mais importante material para desenvolver as metas propostas pelos programas, assumindo grande importância tanto na preparação das aulas por parte dos docentes, como na construção das aprendizagens pelos alunos. A técnica utilizada foi a análise qualitativa de conteúdo. A validade e fidelidade do instrumento de análise foram garantidas pelo quadro teórico do capítulo 3, onde é fundamentado a construção dos diferentes referentes em ambas as dimensões de análise. De acordo com a hipótese de trabalho enunciada e tendo em consideração as bases teóricas da EA, iremos incluir as conclusões num comunicado global. Os dados por nós obtidos permitem concluir que a abordagem do tema da água, nos ME's, pouco contribuem para desenvolver e promover as metas propostas pela EA. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/954 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Instituto Superior de Psicologia Aplicada | por |
dc.subject | Psicologia ambiental | por |
dc.subject | Livros escolares | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ambiente | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Environmental psychology | por |
dc.subject | Textbooks | por |
dc.subject | Learning | por |
dc.subject | Environment | por |
dc.subject | Environmental education | por |
dc.title | A educação ambiental percepcionada através dos manuais escolares de ciências da natureza: Um estudo empírico do tema a água | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |