Repository logo
 
Publication

Tradução, adaptação e estudo das propriedades psicométricas da Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY)

dc.contributor.authorMartins, Susana Oliveira
dc.contributor.authorFerreira, Manuela Sanches
dc.date.accessioned2019-07-24T14:36:20Z
dc.date.available2019-07-24T14:36:20Z
dc.date.issued2019-06
dc.description.abstractResumo: Este estudo teve como objetivos proceder à tradução e adaptação transcultural da PEM-CY: Participation and Environment Measure for Children and Youth, de acordo com os procedimentos recomendados pelos seus autores, e estudar as suas propriedades psicométricas para a população portuguesa. Este instrumento examina a perceção dos pais (ou cuidadores) de crianças com e sem incapacidade, acerca da participação, no que se refere à frequência, ao envolvimento e ao desejo de mudança, em atividades que tipicamente acontecem nos contextos de casa, da escola e da comunidade; examina ainda os fatores ambientais que impactam essa mesma participação. A versão portuguesa da PEM-CY foi preenchida pelos pais de 390 crianças, com idades entre os 5 e os 17 anos, das quais 152 foram reportadas como apresentando algum tipo de incapacidade. Valores de consistência interna nas diferentes escalas e contextos oscilaram entre .67 a .86, com a exceção da escala frequência no contexto escolar. Na fidelidade teste-reteste obtiveram-se valores acima de .68. No que se refere à validade de critério a escala mostrou-se consistente na identificação de diferenças significativas nos resultados dos grupos, com e sem incapacidade, nas diferentes escalas dos contextos estudados. Os resultados apontam a versão portuguesa da PEM-CY como um instrumento válido para a compreensão da participação de crianças com e sem incapacidade nos diferentes contextos, segundo a perceção dos pais.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: This study goals where to translate and culturally adapt the PEM-CY: Participation and Environment Measure for Children and Youth and also to present its psychometric properties in the portuguese population. This instrument examines the perception of caregivers of children with and without disabilities on participation frequency, involvement and desire of change in typical activities in home, school and community settings; it also examines wich context factors affect participation. PEM-CY was completed by the parents/caregivers of 390 children, aged 5-17 years, of which 152 were reported as having disability. Internal consistency ranged from .67 to .86, except for school context frequency. Test-retest reliability values were all above .68. In what concerns criterion validity, significant differences in parent’s responses of children with and without disabilities were found in all 3 settings. Results obtained indicate the portuguese translation of PEM-CY as a valid measure for achieving understanding on how children with and without disabilities participate in different settings, according to parents perspectives.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMartins, S. O., & Ferreira, M. S. (2019). Tradução, adaptação e estudo das propriedades psicométricas da Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY). Análise Psicológica, 37(2), 223-234. https://doi.org/10.14417/ap.1436pt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1436pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7126
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/issue/archivept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação especialpt_PT
dc.subjectParticipaçãopt_PT
dc.subjectMedidapt_PT
dc.subjectTradução e adaptaçãopt_PT
dc.subjectPsicometriapt_PT
dc.subjectSpecial educationpt_PT
dc.subjectParticipationpt_PT
dc.subjectMeasurept_PT
dc.subjectTranslation and cultural adaptationpt_PT
dc.subjectPsychometricpt_PT
dc.titleTradução, adaptação e estudo das propriedades psicométricas da Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY)pt_PT
dc.title.alternativeTranslation, adaptation and psychometric properties study of the Participation and Environment Measure for Children and Youth (PEM-CY)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage234pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage223pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume37pt_PT
person.familyNameSanches-Ferreira
person.givenNameManuela
person.identifier.ciencia-id9119-8B76-B723
person.identifier.orcid0000-0002-4693-3928
person.identifier.scopus-author-id55555788000
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication548e5e3f-2f7b-4744-95a7-0b2f472bdbcf
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery548e5e3f-2f7b-4744-95a7-0b2f472bdbcf

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP_37(2)_223.pdf
Size:
83.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: