Repository logo
 
Publication

As problemáticas da identidade de Salvador Dalí

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorCarreiras, Maria Antónia Trigueiros de Castro
dc.contributor.authorSilva, Ana Filipa Fidalgo Vaz Coelho da
dc.date.accessioned2016-04-12T19:00:27Z
dc.date.available2016-04-12T19:00:27Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractA presente dissertação consiste num exercício de Psicanálise Aplicada, tendo como objecto a análise e interpretação da vida e obra do pintor Salvador Dalí, um artista associado ao movimento surrealista do século XX. Dalí utilizou a sua obra para expressar as suas fixações e angústias, especialmente as vividas na sua infância, demonstrando a propriedade estabilizadora da produção artística na estrutura psicótica, contornando os seus delírios que o invadiram de forma persecutória. Da mesma forma surge uma intensa angústia de morte associada à questão do “duplo” mortífero, que é herdado do seu irmão morto e utilizado no seu método paranóico-crítico e na sua interpretação do quadro “L’Angelus de Millet” (1857- 1859). Esta questão criou uma confusão de identidade no artista associada aos vínculos afectivos simbióticos, retratada na análise feita do Angelus, um simulacro da sua própria dor onde aparece submetido ao desejo materno, não havendo possibilidade de triangular. Todas estas questões serão reflectidas através do paradigma interpretativo psicanalítico, nomeadamente através das ideias de Freud, Lacan, Klein, Mahler, Winnicott e Bion. O enfâse recairá em temáticas referentes ao desenvolvimento emocional precoce e as respectivas falhas que aumentariam o risco de psicose infantil, em especial a psicose simbiótica.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This dissertation is an exercise of Applied Psychoanalysis, having as object the analysis and interpretation of the life and work of the painter Salvador Dalí, an artist associated with the Surrealist movement of the twentieth century. Dalí used his work to express his fixations and anxieties, especially those experienced in his childhood, demonstrating the stabilizing property of artistic production in the psychotic structure, bypassing his delusions that invaded him in a persecutory form. Similarly arises an intense fear of death associated with the issue of the deadly "double", which is inherited from her dead brother and used as a paranoidcritical method, which leads to his interpretation of the painting "L'Angelus de Millet" (1857- 1859). This question has created a confusion of identity in the artist associated with symbiotic emotional ties, portrayed in the analysis made of the Angelus, a simulacrum of his own pain which appears subjected to maternal desire, with no possibility of triangular. All these issues will be reflected through the psychoanalytic interpretative paradigm, in particular through the ideas of Freud, Lacan, Klein, Mahler, Winnicott and Bion. The emphasis will fall on themes related to the early emotional development and their flaws that increase the risk of childhood psychosis, especially the symbiotic psychosis.pt_PT
dc.identifier.tid201034573pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4526
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSalvador Dalípt_PT
dc.subjectDuplopt_PT
dc.subjectMortept_PT
dc.subjectSimbiosept_PT
dc.subjectDoublept_PT
dc.subjectDeathpt_PT
dc.subjectSymbiosispt_PT
dc.titleAs problemáticas da identidade de Salvador Dalípt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
19778.pdf
Size:
3.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: