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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo tem como finalidade estudar a utilização do método Video Home
Training/Video Interaction Guidance, em contexto de Intervenção Precoce na Infância (IPI), ao
nível do desenvolvimento de competências relacionais dos profissionais de IP e das famílias das
crianças por eles apoiadas. As variáveis em estudo identificadas nas famílias são a sintomatologia
depressiva, os recursos familiares e as necessidades das famílias. Neste artigo, apresentamos os
dados do grupo de intervenção (IPI distrito de Aveiro), e dos grupos de controlo (IPI dos distritos
de Coimbra e Portalegre), nos anos 2010 e 2011. Verifica-se que, na amostra total dos 3 distritos
envolvidos não existem diferenças estatisticamente significativas ao nivel da sintomatologia
depressiva e dos recursos familiares, mas existem difrenças no que diz respeito às necessidades
apresentadas pelas famílias.
Description
Keywords
Intervenção precoce Recursos e necessidades familiares Sintomatologia depressiva Video home training Video interaction guidance
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1583-1595). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada