| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 170.71 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A presente comunicação tem como principal objetivo caracterizar o fenómeno bullying
em contexto escolar e, simultaneamente, proceder à apresentação de um livro com um conjunto
de materiais pedagógicos, concebidos para dinamizar sessões com os alunos do ensino básico,
focalizadas no desenvolvimento de competências de combate ao bullying. Começando por
definir os diferentes tipos de comportamentos de bullying, fazendo referência às inúmeras
consequências biopsicossociais decorrentes e, ainda, identificando eventuais linhas orientadoras
de intervenção, o propósito desta comunicação recai essencialmente na defesa de uma
intervenção de natureza preventiva. Para tal, damos a conhecer a estrutura de uma Maleta
Pedagógica realizada com o intuito de orientar os professores nessas sessões com os alunos,
fornecendo-lhes materiais concretos. Serão aqui apresentados alguns dos materiais que
compõem esta Maleta e que se dividem em recursos (fichas de apoio para o professor que
incluem as soluções ou sugestões de resposta a alguns dos exercícios e que se assumem como
um recurso meramente orientador), atividades (inclui um conjunto de atividades práticas a
realizar com os alunos, que se diferenciam quanto ao número de participantes possíveis, aos
objetivos e aos ciclos de escolaridade a que se destinam) e instrumentos (inclui um conjunto de
instrumentos, a maior parte sob a forma de questionários, dirigidos a alunos, professores,
funcionários, órgão de gestão e a pais/encarregados de educação, no sentido de possibilitar um
melhor conhecimento da dimensão e características que o bullying assume em cada escola).
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1484-1491). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior
