Repository logo
 
Publication

Será o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintes

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorFidalgo, Zilda
dc.contributor.authorCorreia, Ricardina
dc.date.accessioned2016-01-23T12:19:31Z
dc.date.available2016-01-23T12:19:31Z
dc.date.issued2008
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractEste estudo procura identificar as diferenças nas interacções de tutela estabelecidas entre mães ouvintes com crianças surdas e mães ouvintes com crianças ouvintes, quer ao nível da partilha de responsabilidade pela execução da tarefa, numa situação de resolução de problemas, quer ao nível da comunicação referencial. Além disso, dentro das díades de mãe/criança surda, pretendeu verificar-se se a percepção que as mães têm sobre as dificuldades de comunicação estão relacionadas com a partilha da responsabilidade pela tarefa no decorrer da interacção. Participaram 5 díades mãe ouvinte/criança surda e 5 díades mãe ouvinte/criança ouvinte. As crianças tinham idades compreendidas entre os 3 anos e 10 meses e os 6 anos exactos, tendo sido constituídos dois grupos emparelhados. Os instrumentos utilizados para o emparelhamento dos grupos em termos de desenvolvimento foram: as Matrizes Progressivas de Raven e a sub-escala E (Realização) da Escala de Desenvolvimento da Griffiths. As díades foram observadas durante a realização de 3 puzzles, de dificuldade crescente. As interacções foram gravadas em vídeo e transcritas na íntegra. Após as transcrições, analisaram-se as interacções com base na Escala de Elbers, Maier, Hoekstra e Hoogsteder (1992), já usada em estudos anteriores (como é exemplo o estudo de Ferreiro, 2003) e da Grelha de Análise da Comunicação Referencial de Fidalgo (1991, 2000), inspirada em Wertsch (1985). Por fim foi ainda passado às mães das crianças surdas um questionário adaptado da versão original de Meadow-Orlans (1990) que permite avaliar o impacto da surdez na família, nomeadamente ao nível da comunicação com a criança. Os resultados foram congruentes com a literatura encontrada e revelaram que: · Nas díades constituídas por crianças surdas e mães ouvintes, as crianças apresentam um menor nível de autonomia, tendo menos responsabilidade pela tarefa. · As díades constituídas por crianças surdas apresentam mais ocorrências de expressões referenciais não verbais (apontar, dar…). · Verifica-se uma relação positiva entre a percepção da dificuldade em comunicar com os filhos surdos pelas mães ouvintes e a menor participação activa dessas crianças na realização das tarefas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This study seeks to identify the differences in interactions of guardianship established between mother’s listeners with deaf children and mothers listeners with children listeners, whether at the level of sharing responsibility for executing the task, or at a resolution of problems, both of referential communication. Moreover, within the dyad of mother / deaf child, intent to verify whether the perception that mothers have about the difficulties of communication are related to the sharing of responsibility for the task during the interaction. Had participated 5 dyads of mother listener / deaf child and 5 dyads listener mother / child listener. The children were aged between 3 years and 10 months to 6 years accurate, having been formed two groups matched. The instruments used for the pairing of the groups in terms of development were: the Progressive Matrices of Raven and sub-scale E (Building) Scale Development of Griffiths. The dyads were observed during the performance of 3 puzzles of increasing difficulty. The interactions were recorded on video and transcribed in full. After the transcripts, they were analyzed based on the interaction Scales Elbers, Maier, Hoekstra and Hoogsteder (1992), already used in previous studies (such as example the study of Ferreiro, 2003) and the grid reference of the Communication Analysis of Fidalgo (1991, 2000), inspired by Wertsch (1985). Finally it was been passed to the mothers of deaf children a questionnaire adapted from the original version of Meadow-Orlans (1990) for assessing the impact of deafness in the family, particularly at the level of communication with the child. The results were consistent with the literature found and revealed that: • In dyads consisting of deaf children and mothers listeners, the children have a lower level of autonomy, taking less responsibility for the task. • The dyads consisting of deaf children have more instances of non-verbal expressions referential (pointing, to give ...). • There is a positive relationship between the perception of the difficulty in communicating with the deaf children by mother’s listeners and a less active participation of the children in performing the tasks.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4288
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectInteracçãopt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectDificuldades de comunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação referencialpt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectInteractionpt_PT
dc.subjectProblem-solving difficulties of communicationpt_PT
dc.subjectReferential communicationpt_PT
dc.titleSerá o essencial inaudível? Estudo da interacção de mães com filhos surdos e mães com filhos ouvintespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
15308.pdf
Size:
281.48 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: