Repository logo
 
Publication

Modelo de atendimento à diversidade: Percepções dos professores quanto ao processo de atendimento a alunos com dislexia

dc.contributor.authorTonini, Andréa
dc.contributor.authorCorreia, Luís de Miranda
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Loução
dc.date.accessioned2017-05-24T15:05:56Z
dc.date.available2017-05-24T15:05:56Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractO objetivo desta comunicação é o de possibilitar uma discussão sobre a forma como os alunos com dislexia são apoiados nas classes regulares das escolas públicas. Para fomentar esta discussão, serão apresentados os resultados preliminares de um estudo que tem por finalidade perceber a implementação do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no que respeita ao apoio a alunos com dislexia que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico de um agrupamento de escolas da região norte do País. Participaram neste estudo, 5 professores do 1º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 46 e os 53 anos, com uma média de 25 anos de experiência profissional. Os dados foram recolhidos com entrevistas semi-estruturadas e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos discutir as experiências, opiniões, sentimentos e conhecimentos relacionados com as seguintes categorias de análise de dados: conceito, identificação, critérios de diagnóstico e intervenção com crianças com dislexia tendo por base os princípios que regem o MAD, bem como os pressupostos subjacentes à filosofia da inclusão. Por fim, serão debatidas as implicações destes resultados no processo de formação de professores e da educação de alunos com dislexia.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1139-1152). Lisboa: ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-15-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/5511
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleModelo de atendimento à diversidade: Percepções dos professores quanto ao processo de atendimento a alunos com dislexiapt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage1152pt_PT
oaire.citation.startPage1139pt_PT
oaire.citation.titleActas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da práticapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CPE_12_1139-1152.pdf
Size:
205.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: