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Advisor(s)
Abstract(s)
O objetivo desta comunicação é o de possibilitar uma discussão sobre a forma como os
alunos com dislexia são apoiados nas classes regulares das escolas públicas. Para fomentar esta
discussão, serão apresentados os resultados preliminares de um estudo que tem por finalidade
perceber a implementação do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no que respeita ao
apoio a alunos com dislexia que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico de um agrupamento de
escolas da região norte do País. Participaram neste estudo, 5 professores do 1º ciclo do Ensino
Básico, com idades compreendidas entre os 46 e os 53 anos, com uma média de 25 anos de
experiência profissional. Os dados foram recolhidos com entrevistas semi-estruturadas e
analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos discutir
as experiências, opiniões, sentimentos e conhecimentos relacionados com as seguintes categorias
de análise de dados: conceito, identificação, critérios de diagnóstico e intervenção com crianças
com dislexia tendo por base os princípios que regem o MAD, bem como os pressupostos
subjacentes à filosofia da inclusão. Por fim, serão debatidas as implicações destes resultados no
processo de formação de professores e da educação de alunos com dislexia.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1139-1152). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Universitário