Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Modelo de atendimento à diversidade: Percepções dos professores quanto ao processo de atendimento a alunos com dislexia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_12_1139-1152.pdf205.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objetivo desta comunicação é o de possibilitar uma discussão sobre a forma como os alunos com dislexia são apoiados nas classes regulares das escolas públicas. Para fomentar esta discussão, serão apresentados os resultados preliminares de um estudo que tem por finalidade perceber a implementação do Modelo de Atendimento à Diversidade (MAD) no que respeita ao apoio a alunos com dislexia que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico de um agrupamento de escolas da região norte do País. Participaram neste estudo, 5 professores do 1º ciclo do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 46 e os 53 anos, com uma média de 25 anos de experiência profissional. Os dados foram recolhidos com entrevistas semi-estruturadas e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos discutir as experiências, opiniões, sentimentos e conhecimentos relacionados com as seguintes categorias de análise de dados: conceito, identificação, critérios de diagnóstico e intervenção com crianças com dislexia tendo por base os princípios que regem o MAD, bem como os pressupostos subjacentes à filosofia da inclusão. Por fim, serão debatidas as implicações destes resultados no processo de formação de professores e da educação de alunos com dislexia.

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (1139-1152). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Universitário