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Advisor(s)
Abstract(s)
This article examines how people learn by actively
observing and “listening-in” on ongoing activities as
they participate in shared endeavors. Keen observation
and listening-in are especially valued and used in some
cultural communities in which children are part of
mature community activities. This intent participation
also occurs in some settings (such as early language
learning in the family) in communities that routinely
segregate children from the full range of adult activities.
However, in the past century some industrial societies
have relied on a specialized form of instruction that seems to accompany segregation of children from
adult settings, in which adults “transmit” information
to children. We contrast these two traditions of organizing
learning in terms of their participation structure,
the roles of more- and less-experienced people, distinctions
in motivation and purpose, sources of learning
(observation in ongoing activity versus lessons),
forms of communication, and the role of assessment.
Este artigo analisa como as pessoas aprendem pela observação e escuta activas (“listening in”) enquanto participantes no esforço partilhado exigido pelas actividades quotidianas. A observação interessada e a escuta são particularmente valorizadas e usadas enquanto formas de aprendizagem, em algumas comunidades culturais, nas quais as crianças fazem parte das actividades da comunidade adulta. Esta participação atenta “intent participation”) também acongtece em alguns contextos (como a aprendizagem precoce da linguagem na família), em comunidades que, nas suas rotinas, segregam as crianças da maioria das actividades dos adultos. Contudo, no século passado, algumas sociedades industriais confiaram numa forma de instrução especializada que parece acompanhar a segregação das crianças das actividades da comunidade adulta, através da qual os adultos “transmitem” informação às crianças. Neste artigo estabelecemos o contraste entre estas duas tradições de organização da aprendizagem, em termos da sua estrutura de participação, dos papeis dos mais e dos menos experientes, distinções entre motivação e propósito (“purpose”), fontes de aprendizagem (observação de actividades versus lições), formas de comunicação, e o papel da avaliação.
Este artigo analisa como as pessoas aprendem pela observação e escuta activas (“listening in”) enquanto participantes no esforço partilhado exigido pelas actividades quotidianas. A observação interessada e a escuta são particularmente valorizadas e usadas enquanto formas de aprendizagem, em algumas comunidades culturais, nas quais as crianças fazem parte das actividades da comunidade adulta. Esta participação atenta “intent participation”) também acongtece em alguns contextos (como a aprendizagem precoce da linguagem na família), em comunidades que, nas suas rotinas, segregam as crianças da maioria das actividades dos adultos. Contudo, no século passado, algumas sociedades industriais confiaram numa forma de instrução especializada que parece acompanhar a segregação das crianças das actividades da comunidade adulta, através da qual os adultos “transmitem” informação às crianças. Neste artigo estabelecemos o contraste entre estas duas tradições de organização da aprendizagem, em termos da sua estrutura de participação, dos papeis dos mais e dos menos experientes, distinções entre motivação e propósito (“purpose”), fontes de aprendizagem (observação de actividades versus lições), formas de comunicação, e o papel da avaliação.
Description
Este artigo foi originalmente publicado na Annual Review of Psychology, Fevereiro 2003, vol. 54, pp. 175-203. Foi reeditado, neste número
especial de Análise Psicológica, com as devidas autorizações.
Keywords
Intent participation Formal education Motivation Communication Participação atenta Ensino formal Motivação Comunicação
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 11-31.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada