Publication
Estilos educativos parentais e autorregulação na aprendizagem de matemática em alunos dos 6º e 9º anos: Uma abordagem dimensional
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Monteiro, Vera | |
dc.contributor.author | Segismundo, Carolina de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2024-09-02T19:14:34Z | |
dc.date.available | 2024-09-02T19:14:34Z | |
dc.date.issued | 2024-07-16 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário, para obtenção do grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional. | pt_PT |
dc.description.abstract | A parentalidade manifesta forte impacto nos jovens, inclusive no desenvolvimento de competências autorregulatórias da aprendizagem. Para que tal ocorra eficazmente, a Teoria da Autodeterminação revela serem necessárias práticas parentais promotoras de autonomia. Assim, o presente trabalho por meio de uma abordagem dimensional, procurou (1) explorar as relações entre a perceção dos discentes face aos estilos educativos parentais (autonomia psicológica, clima interacional positivo e conhecimento) e as suas estratégias de autorregulação da aprendizagem (cognitivas/metacognitivas, comportamentais e motivacionais) em Matemática; e (2) analisar como os estilos educativos parentais, se caracterizam e diferenciam segundo o sexo, o ano de escolaridade e o desempenho académico do aluno. Com esta finalidade, nesta investigação quantitativa e do tipo comparativa e correlacional, aplicou-se o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto (QEE-r), a Escala da Autorregulação Cognitiva e Metacognitiva, a Escala de Autorregulação Comportamental e a Escala de Autorregulação Motivacional a 281 estudantes do 6º e 9º anos de um colégio privado. O estudo revelou que os jovens percecionam os estilos educativos parentais de maneira diferenciada para o pai e para a mãe, que existe um efeito da variável sexo, ano de escolaridade e desempenho académico na forma como os jovens percecionam os estilos educativos dos seus progenitores e ainda se constatou uma correlação positiva, entre as dimensões parentais e as dimensões de autorregulação da aprendizagem, à exceção da motivação controlada que não se correlacionou com nenhuma dimensão parental. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Parenting has a strong impact on young people, including the development of self-regulatory learning skills. For this to happen effectively, Self-Determination Theory reveals that autonomypromoting parenting practices are necessary. Therefore, this study, using a dimensional approach, sought to (1) explore the relationships between students' perceptions of parenting educational styles (psychological autonomy, positive interactional climate, and knowledge) and their selfregulatory learning strategies (cognitive/metacognitive, behavioral, and motivational) in Mathematics; and (2) analyse how parenting educational styles are characterized and differentiated according to gender, year of schooling and student academic performance. To this end, in this quantitative, comparative, and correlational study, the revised Parenting Educational Styles Questionnaire (QEE-r), the Cognitive and Metacognitive Self-Regulation Scale, the Behavioural Self-Regulation Scale, and the Motivational Self-Regulation Scale were applied to 281 students between the 6th and 9th-grade from a private school. The study revealed that young people perceive parenting educational styles differently for their father and mother, that there is an effect of gender, year of schooling, and academic performance on how young people perceive their parents' educational styles, and also a positive correlation was found between the parenting dimensions and the dimensions of self-regulation of learning, except controlled motivation, which did not correlate with any parenting dimension | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203676165 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.12/9892 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Estilos educativos parentais | pt_PT |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Abordagem dimensional | pt_PT |
dc.subject | Parenting educational styles | pt_PT |
dc.subject | Self-regulation learning | pt_PT |
dc.subject | Dimensional approach | pt_PT |
dc.title | Estilos educativos parentais e autorregulação na aprendizagem de matemática em alunos dos 6º e 9º anos: Uma abordagem dimensional | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Educacional | pt_PT |