Repository logo
 
Publication

Ensinar em contexto prisional: Motivações e desafios

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorGaitas, Sérgio
dc.contributor.authorFernandes, Ana Rita Soares Pinto
dc.date.accessioned2025-03-18T16:21:28Z
dc.date.available2025-03-18T16:21:28Z
dc.date.issued2024-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
dc.description.abstractA investigação “Ensinar em Contexto Prisional: Motivações e Desafios” explora as motivações e desafios dos professores em contexto prisional. Pretende identificar os fatores que motivam os professores a escolherem e permanecerem neste contexto, compreender os desafios enfrentados e verificar se as suas perspetivas em relação ao contexto mudaram ao longo do tempo. Parte-se da hipótese de que os desafios impactam na motivação docente. O estudo fundamenta-se nas Teorias da Expectativa-Valor (e.g., Alston et al., 2017; Miner, 2015; Van Eerde & Thierry, 1996; Watt & Richardson, 2015) e da Autodeterminação (e.g., Cernev & Hentschke, 2012; Deci & Ryan, 1985; Savolainen, 2018; Watt & Richardson, 2015). Foram realizadas 13 entrevistas estruturadas via Zoom com professores de várias regiões do país que lecionavam no ano letivo 2023/2024. A análise dos resultados foi efetuada com base na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados indicam que os professores são motivados pelo desejo de impactar positivamente na vida dos alunos, isto é, de fazer a diferença e por uma forte necessidade de realização pessoal e profissional. Embora enfrentem dificuldades, encontram gratificação no seu trabalho, sendo influenciados por Fatores Humanos, Pedagógicos, Contextuais, Organizacionais e Políticos e de Formação. Conclui-se que, para aumentar a motivação e enfrentar os desafios, são necessários investimentos em formação, recursos e reconhecimentopor
dc.description.abstractThe research “Teaching in a Prison Context: Motivations and Challenges” explores the motivations and challenges of teachers in a prison context. It aims to identify the factors that motivate teachers to choose and remain in this context, to understand the challenges they face and to see if their perspectives on the context have changed over time. It is based on the hypothesis that challenges have an impact on teacher motivation. The study is based on Expectancy-Value Theory (e.g., Alston et al., 2017; Miner, 2015; Van Eerde & Thierry, 1996; Watt & Richardson, 2015) and Self-Determination Theory (e.g., Cernev & Hentschke, 2012; Deci & Ryan, 1985; Savolainen, 2018; Watt & Richardson, 2015). Thirteen structured interviews were conducted via Zoom with teachers from various regions of the country who were teaching in the 2023/2024 school year. The results were analyzed using the content analysis proposed by Bardin (1977). The results indicate that teachers are motivated by the desire to have a positive impact on students' lives, i.e. to make a difference, and by a strong need for personal and professional fulfillment. Although they face difficulties, they find gratification in their work and are influenced by Human, Pedagogical, Contextual, Organizational, Political and Training Factors. The conclusion is that, to increase motivation and face the challenges, investments in training, resources and recognition are necessary. :por
dc.identifier.tid203820665
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/13502
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectMotivação
dc.subjectDesafios
dc.subjectEnsino em Contexto Prisional
dc.subjectMotivation
dc.titleEnsinar em contexto prisional: Motivações e desafiospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27407_Ana_Fernandes_dissertação.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: