Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bullying e qualidade de interações familiares na perspectiva de estudantes brasileiros

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Educar hoje 105-118.pdf123.71 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Esse estudo utilizou a triangulação de métodos para analisar a relação entre a qualidade das interações familiares de adolescentes e o envolvimento em práticas de bullying escolar ou vitimização. Os dados foram coletados junto a 2.354 estudantes (meninas=50, 7%; idade média=14,5 anos, DP=2,0 anos) de 11 escolas públicas brasileiras. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de duas escalas (bullying e interações familiares) em 2.354 estudantes e da técnica de entrevistas semiestruturadas com 55 estudantes sorteados entre o total de participantes. Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas no programa SPSS e de análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.TI. O referencial teórico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Identificou-se uma prevalência de 10,3% de estudantes agressores, 10,1% de vítimas e 5,4% de vítimas-agressoras. Aspectos do microssistema ‘família” assumiram papéis na promoção ou inibição de comportamentos de bullying. Nesse sentido, sumarizam-se os principais resultados: (1) estudantes não-envolvidos em situações de bullying possuíam melhores interações familiares; (2) ambientes familiares negativos ou com muitos conflitos colocavam os adolescentes em maior situação de vulnerabilidade para a prática do bullying ou a vitimização; e (3) variáveis familiares positivas, como regras e supervisão, envolvimento e sentimentos positivos entre pais/cuidadores e filhos, foram consideradas protetivas em relacção ao fenómeno. Os resultados do estudo confirmam padrões de bullying e sua relacção com fatores familiares.

Description

Keywords

Citation

In Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (105-118). Lisboa: Edições ISPA.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Edições ISPA