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da Silva, Jorge Luiz

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  • Bullying e qualidade de interações familiares na perspectiva de estudantes brasileiros
    Publication . Oliveira, Wanderlei A. De; Da Silva, Jorge Luiz; Caravita, Simona Carla Silvia; Silva, Marta Angélica Iossi
    Esse estudo utilizou a triangulação de métodos para analisar a relação entre a qualidade das interações familiares de adolescentes e o envolvimento em práticas de bullying escolar ou vitimização. Os dados foram coletados junto a 2.354 estudantes (meninas=50, 7%; idade média=14,5 anos, DP=2,0 anos) de 11 escolas públicas brasileiras. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de duas escalas (bullying e interações familiares) em 2.354 estudantes e da técnica de entrevistas semiestruturadas com 55 estudantes sorteados entre o total de participantes. Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas no programa SPSS e de análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.TI. O referencial teórico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Identificou-se uma prevalência de 10,3% de estudantes agressores, 10,1% de vítimas e 5,4% de vítimas-agressoras. Aspectos do microssistema ‘família” assumiram papéis na promoção ou inibição de comportamentos de bullying. Nesse sentido, sumarizam-se os principais resultados: (1) estudantes não-envolvidos em situações de bullying possuíam melhores interações familiares; (2) ambientes familiares negativos ou com muitos conflitos colocavam os adolescentes em maior situação de vulnerabilidade para a prática do bullying ou a vitimização; e (3) variáveis familiares positivas, como regras e supervisão, envolvimento e sentimentos positivos entre pais/cuidadores e filhos, foram consideradas protetivas em relacção ao fenómeno. Os resultados do estudo confirmam padrões de bullying e sua relacção com fatores familiares.