Repository logo
 
Publication

Bullying e qualidade de interações familiares na perspectiva de estudantes brasileiros

dc.contributor.authorOliveira, Wanderlei A. De
dc.contributor.authorDa Silva, Jorge Luiz
dc.contributor.authorCaravita, Simona Carla Silvia
dc.contributor.authorSilva, Marta Angélica Iossi
dc.date.accessioned2019-04-26T11:53:07Z
dc.date.available2019-04-26T11:53:07Z
dc.date.issued2019-04
dc.description.abstractEsse estudo utilizou a triangulação de métodos para analisar a relação entre a qualidade das interações familiares de adolescentes e o envolvimento em práticas de bullying escolar ou vitimização. Os dados foram coletados junto a 2.354 estudantes (meninas=50, 7%; idade média=14,5 anos, DP=2,0 anos) de 11 escolas públicas brasileiras. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de duas escalas (bullying e interações familiares) em 2.354 estudantes e da técnica de entrevistas semiestruturadas com 55 estudantes sorteados entre o total de participantes. Os dados foram analisados por meio de análises estatísticas no programa SPSS e de análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.TI. O referencial teórico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Identificou-se uma prevalência de 10,3% de estudantes agressores, 10,1% de vítimas e 5,4% de vítimas-agressoras. Aspectos do microssistema ‘família” assumiram papéis na promoção ou inibição de comportamentos de bullying. Nesse sentido, sumarizam-se os principais resultados: (1) estudantes não-envolvidos em situações de bullying possuíam melhores interações familiares; (2) ambientes familiares negativos ou com muitos conflitos colocavam os adolescentes em maior situação de vulnerabilidade para a prática do bullying ou a vitimização; e (3) variáveis familiares positivas, como regras e supervisão, envolvimento e sentimentos positivos entre pais/cuidadores e filhos, foram consideradas protetivas em relacção ao fenómeno. Os resultados do estudo confirmam padrões de bullying e sua relacção com fatores familiares.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationIn Monteiro, V., Mata, L., Martins, M., Morgado, J., Silva, J., Silva, A., & Gomes, M. (Orgs.). Educar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículo (105-118). Lisboa: Edições ISPA.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8384-54-6
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/7001
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEdições ISPApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://repositorio.ispa.pt/handle/10400.12/6985pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.titleBullying e qualidade de interações familiares na perspectiva de estudantes brasileirospt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.startPage105pt_PT
oaire.citation.titleEducar hoje: Diálogos entre psicologia, educação e currículopt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNameda Silva
person.familyNameCaravita
person.familyNameSilva
person.givenNameWanderlei A. de
person.givenNameJorge Luiz
person.givenNameSimona Carla Silvia
person.givenNameMarta Angélica Iossi
person.identifier652136
person.identifier55221
person.identifier.orcid0000-0002-3146-8197
person.identifier.orcid0000-0002-3727-8490
person.identifier.orcid0000-0003-3108-1512
person.identifier.orcid0000-0002-9967-8158
person.identifier.ridB-6997-2013
person.identifier.ridK-6308-2013
person.identifier.ridH-6336-2012
person.identifier.scopus-author-id56637604600
person.identifier.scopus-author-id25960678700
person.identifier.scopus-author-id23493777300
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationc9c7da10-5a4a-4ab2-9637-68b78d2ed0eb
relation.isAuthorOfPublication15adae0e-14f2-4a8d-936c-c4c2b73a6622
relation.isAuthorOfPublication54146dc3-d78c-4862-a1da-97aa013add43
relation.isAuthorOfPublication7735f0cc-2d62-44b3-8e40-702fa9b89a0c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery15adae0e-14f2-4a8d-936c-c4c2b73a6622

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Educar hoje 105-118.pdf
Size:
123.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: