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Nós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil.

dc.contributor.authorSilva, Francisco Vaz da
dc.date.accessioned2018-06-25T15:02:16Z
dc.date.available2018-06-25T15:02:16Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractDada a importância atribuída aos efeitos da idade de início de apoio no desenvolvimento de crianças surdas, o presente trabalho pretende contribuir para o conhecimento de diferenças desenvolvimentais e do envolvimento de crianças com surdez severa e profunda em função do número de anos de apoio. Foram comparados os resultados da avaliação do desenvolvimento e da observação do envolvimento de dois grupos de crianças organizados em função do número de anos de apoio. Os resultados identificaram áreas de maior fragilidade relacionadas com o desenvolvimento da linguagem e outras presumivelmente dependentes de interacções sociais. As diferenças dos resultados dos dois grupos indicam que o início mais tardio de apoio tem efeitos mais negativos nessas mesmas áreas de fragilidade. As diferenças nos resultados do envolvimento indicam maior frequência de envolvimento em níveis mais sofisticados das crianças com mais anos de apoio. São reportadas associações positivas fortes entre melhores resultados da avaliação do desenvolvimento e os níveis mais sofisticados de envolvimento.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Given the effects of early intervention on the development of deaf children, our research aims to contribute to the understanding of developmental and engagement differences in deaf children as a 132 function of the number of years of enrolment in support programs. The results of developmental assessment and observed engagement of two groups of deaf and hard-of-hearing children were compared. Our results showed negative effects of latter intervention on language development, as well as other areas that rely on social interaction. Observed engagement also showed differences between the two groups, early intervention children were found to be engaged more frequently in the more sophisticated levels of engagement, compared to the children of the later intervention group. Strong positive associations between developmental scores and sophisticated engagement are reportedpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, XXIX(1), 119-133pt_PT
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/6443
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAnos de apoiopt_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.subjectEnvolvimentopt_PT
dc.subjectSurdezpt_PT
dc.subjectDeafnesspt_PT
dc.subjectDevelopmentpt_PT
dc.subjectEarly educationpt_PT
dc.subjectEngagementpt_PT
dc.titleNós brincamos mas também trabalhamos. Um estudo sobre os interesses e as estratégias dos alunos de uma turma difícil.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage133pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage119pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volumeXXIXpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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