Repository logo
 
Publication

Programas de escrita no pré-escolar: O impacto da acentuação da sílaba inicial nos progressos das crianças

datacite.subject.fosPsicologia Educacionalpt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Margarida Alves
dc.contributor.authorSerrano, Sara Margarida
dc.date.accessioned2015-10-24T15:39:32Z
dc.date.available2015-10-24T15:39:32Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO objectivo deste estudo é avaliar o impacto de dois programas de intervenção sobre escritas inventadas, contrastados do ponto de vista das características das sílabas iniciais das palavras ditadas (sílaba acentuada ou fonema inicial seguido de vogal aberta/sílaba não acentuada ou fonema inicial seguido de vogal fechada), na evolução dessas escritas. Participaram 33 crianças pré-silábicas em idade pré-escolar. Formaram-se 3 grupos. Controlou-se a inteligência, letras conhecidas e consciência fonológica. A escrita foi avaliada num pré e num pós-teste, através de um ditado de palavras começadas por diversas consoantes (trabalhadas/ não trabalhadas nos programas) para avaliar efeitos de generalização. No G.Exp.1 utilizaram-se sílabas acentuadas ou vogais abertas, no G.Exp.2 sílabas não acentuadas ou vogais fechadas. O G.Controlo fez desenhos. Houve uma maior evolução das escritas das crianças dos grupos experimentais, quando comparadas com as do grupo de controlo. Entre os grupos experimentais não se verificaram diferenças, quanto às consoantes trabalhadas, mas o G.Exp.2 demonstrou um desempenho significativamente superior, quanto à generalização para consoantes não trabalhadas.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this study is evaluate the impact of two intervention programs on invented spelling, contrasted in terms of the characteristics of the initial syllables of the words (stressed syllable or initial phoneme followed by an open vowel/unstressed syllable or initial phoneme followed by a closed vowel), on the evolution of the spellings. The participants were 33 children’s with pre-syllabic spellings in pre-school age. Three groups are formed. The intelligence, known letters and phonemic awareness were controlled. The spelling was evaluated with a pre-test and a post-test, by a dictate of words began for different consonants (worked/not worked on the programs) to evaluate the effects of generalization. In the G. Exp. 1 were used stressed syllables or open vowels, in the G. Exp. 2 unstressed syllables or closed vowels. The Control Group did drawings. The evolution was bigger in experimental groups against the control group. Between the experimental groups there weren´t significant differences on the consonants worked, however the G. Exp. 2 presented better results in generalization to the consonants not worked.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4057
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProgramas de escritapt_PT
dc.subjectCrianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.subjectAcentuaçãopt_PT
dc.subjectWriting programspt_PT
dc.subjectChildren´s in pre-school agept_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.titleProgramas de escrita no pré-escolar: O impacto da acentuação da sílaba inicial nos progressos das criançaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado de Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
13047.pdf
Size:
1.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: