Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Por detrás das letras e nas entrelinhas: Um estudo sobre a importância da revisão textual na melhoria da qualidade das produções textuais dos alunos, ao nível ortográfico, de coesão e coerência textual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
13940.pdf8.81 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação teve como objectivo verificar os efeitos da revisão sobre os processos de produção textual, ao nível ortográfico, de coesão e de coerência textual e, assim, comparar e analisar o efeito das estratégias induzidas nos diferentes grupos experimentais. Visto tratar-se de um estudo de intervenção, um dos objectivos consistia em melhorar a qualidade das produções textuais dos participantes dos dois grupos experimentais, tanto ao nível ortográfico e de coesão, como ao nível da coerência textual. Foram seleccionadas 30 crianças do 3º e 4º ano de escolaridade, pertencentes a duas turmas do 3ºano e uma turma do 4º ano e controladas as variáveis nível cognitivo e desenvolvimento da linguagem. A intervenção experimental decorreu ao longo de quinze sessões semanais, com a duração de 120 minutos cada. A tarefa do participante consistia em fazer a revisão do seu próprio texto, tendo em conta os erros assinalados e a grelha fornecida, com o objectivo de o aperfeiçoar. A diferença entre os dois grupos experimentais consistiu no tipo de orientação dada aos participantes (orientação especifica com feedback imediato ou orientação sem feedback específico). Conclui-se que, no que respeita ao domínio da ortografia e da coesão textual, a revisão com orientação específica e feedback imediato não produziu efeitos significativamente superiores à orientação sem feedback específico. Por sua vez, no que se refere à coerência textual, verificou-se a influência que a especificidade da orientação teve na melhoria das produções textuais dos alunos.
ABSTRACT: This research aimed to verify the revision effects on the textual production processes, at the spelling, cohesion and textual coherence levels and, therefore, compare and analyse the effect of induced strategies in the different experimental groups. Since this is a study of intervention, one of the goals consisted in improving the quality of the subjects’ textual production of both experimental groups, in spelling, textual cohesion and textual coherence level. Thirty children from the 3rd and 4th grade were selected, belonging to two classes from the 3rd grade and one from the 4th grade, and variables at the cognitive level and language development were controlled. The experimental intervention was held in 15 weekly sessions, lasting 120 minutes each. The subject's task consisted in reviewing his own text, taking into consideration the marked mistakes and the grid provided, with the aim of improving the text. The difference between the two experimental groups consisted in the kind of guidance given to the subjects (specific orientation with instant feedback or orientation without specific feedback). The study concluded that, regarding the spelling proficiency and textual cohesion, reviewing with specific orientation and instant feedback did not produce significantly higher effects than orientation without specific feedback. On the other hand, considering textual coherence, the influence that orientation specification had on the textual production of the students was confirmed.

Description

Keywords

Produção textual Ortografia Coesão textual Coerência textual Textual production Spelling Textual cohesion Textual coherence

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License