Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cooperação e orientação motivacional em equipas em contexto organizacional

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
18328.pdf780.27 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objectivo desta investigação é estudar as competências exigidas aos atletas de alta competição ao nível da cooperação, motivação e orientação para o ego e para a tarefa, e como estas podem ser transpostas para as equipas em contexto organizacional. Foram entregues aos participantes dois questionários, um primeiro questionário dividido em duas partes, sendo a primeira composta por dados demográficos, como a idade, o género, as habilitações literárias, função que desempenha na organização, anos de trabalho na empresa e anos na função que desempenha. E na segunda parte, um questionário de cooperação constituído por 15 afirmações. Este questionário foi proposto por Garcia-Mas (2006) e adaptado para a população portuguesa por Almeida et al. (2006). O segundo questionário, composto por 13 afirmações, pretende estudar a orientação para a tarefa e para o ego. Foi adaptado linguisticamente para o contexto organizacional e para a população portuguesa (Fonseca, 1995) do Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQ). Participaram 89 colaboradores, sendo que 18 são do género masculino e 69 do género feminino, com idades compreendidas entre os 22 e os 65 anos. As habilitações literárias encontram-se entre o ensino secundário e a licenciatura. Através deste estudo, pretende-se com este estudo verificar a teoria e a prática das variáveis motivação e cooperação e orientação para a tarefa e para o ego nas organizaçações. Os resultados analisados à luz da literatura, diz-nos que se confirmam as hipóteses levantadas, ou seja, os sujeitos emocionalmente orientados para a tarefa apresentam níveis de cooperação incondicional com a chefia e os sujeitos emocionalmente mais orientados para o ego apresentam uma cooperação condicionada com a chefia.
The gold of this research is the study of qualified demands to the high competitions athletes in the level of cooperation. As well as motivation and orientation who relates to the task and the ego how this two can be overcame in the organizational context. There for was delivered to the participants questionnaires. The firth questionnaire was split in two, the firth part consist in some points like demographic dates, age , gender, qualifications, duty service, how long works in the organization , and the time he/she perform the same task. To beginning the questionnaire is forming by 15 statements. This questionnaire was propose by Garcia- MAS [2006] and adept to the Portuguese population by Almeida et al. (2006). The second questionnaire is composed by 13 questions who intend to study and orientate to the task and for the ego: this was adapted in the organizational and linguist on the context on the Portuguese population (Fonseca, 1995) in the TASK AND EGO ORIENTATION IN SPORT DICIONAIRE (TEOSQ) As result we have the collaboration of 89 participants, 18 on de masculine gender and 69 on the feminine gender, between the ages of 22 and 65 years old. There’s qualifications are between high Scholl and the degree. With the help of this study we can verify the theory and the changeableness of motivation, cooperation and orientation to assignment and ego in the organizations. Regarding the results analyse on the base of literature they can confirm us the several suppositions. The emotional subject with orientations can present levels of unconditional cooperation. With the lidership the subject more oriented to the ego presents a conditional cooperation whit the liders.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia da Saúde

Keywords

Cooperação Orientação motivacional Orientação para a tarefa Orientação para o ego Contexto organizacional Cooperation Orientation Motivation Organization context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue