Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.78 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O objecto deste estudo é a descrição do Bullying, tendo em conta as experiências com o fenómeno por parte das crianças e jovens da escola E.B.1 e J.l. do Vale de Alcântara. Procuramos identificar a participação juvenil nas dinâmicas escolares como possível método para prevenção do bullying.
O instrumento utilizado para avaliar o Bullying e Agressividade em Contexto Escolar foi a adaptação do questionário de Dan Olweus (1989) por Beatriz Oliveira Pereira e Ana Tomás de Almeida (1994) - Universidade do Minho - "Bullying, Agressividade em Contexto Escolar". E ainda a realização de um Focus Group, sobre participação como meio de prevenção, da violência escolar, realizado pela autora deste estudo, com base em bibliografia sobre participação comunitária e voluntariado.
A aplicação dos questionários foi efectuada individualmente com cada adolescente. O Focus Group foi realizado primeiro com a turma de 2° ano e posteriormente com a turma de 4o ano, com a colaboração dos respectivos professores.
Em relação aos resultados obtidos é de referir que existem crianças envolvidas em situações de bullying, na escola de intervenção. E que a participação e envolvimento dos alunos na tomada de decisões é fraca. Após a análise descritiva e exploratória realizada podemos afirmar que os objectivos iniciais foram alcançados.
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
Keywords
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada