Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Bulling em contexto escolar: Participação como método preventivo numa cominudade com história Quinta do Loureiro, Vale de Alcântara

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DM CARI-H1.pdf5.78 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O objecto deste estudo é a descrição do Bullying, tendo em conta as experiências com o fenómeno por parte das crianças e jovens da escola E.B.1 e J.l. do Vale de Alcântara. Procuramos identificar a participação juvenil nas dinâmicas escolares como possível método para prevenção do bullying. O instrumento utilizado para avaliar o Bullying e Agressividade em Contexto Escolar foi a adaptação do questionário de Dan Olweus (1989) por Beatriz Oliveira Pereira e Ana Tomás de Almeida (1994) - Universidade do Minho - "Bullying, Agressividade em Contexto Escolar". E ainda a realização de um Focus Group, sobre participação como meio de prevenção, da violência escolar, realizado pela autora deste estudo, com base em bibliografia sobre participação comunitária e voluntariado. A aplicação dos questionários foi efectuada individualmente com cada adolescente. O Focus Group foi realizado primeiro com a turma de 2° ano e posteriormente com a turma de 4o ano, com a colaboração dos respectivos professores. Em relação aos resultados obtidos é de referir que existem crianças envolvidas em situações de bullying, na escola de intervenção. E que a participação e envolvimento dos alunos na tomada de decisões é fraca. Após a análise descritiva e exploratória realizada podemos afirmar que os objectivos iniciais foram alcançados.

Description

Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Superior de Psicologia Aplicada

CC License