Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Virtude além fronteiras: O efeito da cultura nacional na relação entre o job crafting e o desempenho percecionado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
22262.pdf2.04 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este estudo procura aumentar o reduzido corpo de estudos sobre a relação entre as variáveis Job Crafting, Cultura Nacional e Desempenho Percecionado. A literatura tem olhado para os trabalhadores como seres passivos no seu local de trabalho mas a perspetiva do Job Crafting traz a possibilidade de ativamente alterar aquilo que outrora foi tido como impossível, com impactos positivos não só a nível individual como também organizacional. Assim, foi objetivo deste estudo averiguar, em primeiro lugar se o Job Crafting se relaciona positivamente com o Desempenho Percecionado e, em segundo lugar, se a Cultura Nacional num contexto específico (neste caso na Alemanha) tem impacto na relação anterior. Fizeram parte do estudo 104 sujeitos que se encontravam a trabalhar na Alemanha nos mais diversos contextos, sendo que se obteve uma amostra de 38 sujeitos alemães, 30 portugueses e 36 de outras nacionalidades. As idades estão compreendidas entre os 20 e os 60 anos e 48% da amostra é masculina e 52% feminina. Para mensuração das variáveis foi utilizada a escala Job Crafting Questionnaire (JCQ), na sua versão original de Slemp & Vella-Brodrick (2013) e a escala de Desempenho na Tarefa de Bott et al. (2003) também na sua versão original. Confirmou-se parcialmente a primeira hipótese de que o Job Crafting Relacional tem impacto no Desempenho Percecionado e, relativamente à segunda hipótese, observou-se que no grupo de indivíduos portugueses e de outras nacionalidades o Job Crafting teve impacto no Desempenho Percecionado, o que é indicativo de que a especificidade cultural tem efetivamente impacto na relação trabalho-desempenho.
This study seeks to increase the small number of studies that focus on the relationship between Job Crafting, National Culture and Perceived Performance. Despite the fact that literature has overlooked workers as passive beings in their workplace, Job Crafting brings the possibility of actively changing what once was considered impossible, with positive impacts not only at the individual but organizational level as well. Thus, the goal of this study was to first determine if Job Crafting is positively related to Perceived Performance and, secondly, if National Culture on a specific context (Germany) has an impact on the previously mentioned relationship. The study included 104 subjects who were working in Germany in different contexts. A sample of 38 subjects from Germany, 30 from Portugal and 36 from other countries was obtained. The ages were placed between 20 and 60 years old and 48% of the sample was male and 52% female. In order to measure the variables, the Job Crafting Questionnaire (JCQ) scale in its original version of Slemp & Vella-Brodrick (2013) and the Bott et al. (2003) Task Performance Questionnaire were used. The first hypothesis was partially confirmed, showing that Relational Job Crafting had an impact on Perceived Performance. On the other hand, regarding the second hypothesis, it was observed that only in the group of Portuguese and other nationalities individuals did Job Crafting have an impact on Performance Perceived, which is indicative that cultural specificity has an effective impact on the work-performance relationship.

Description

Dissertação de Mestrado, apresentada ao ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Social e das Organizações

Keywords

Job crafting Cultura nacional Desempenho percecionado National culture Perceived performance.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue