Repository logo
 
Publication

Relação entre a competência emocional e a qualidade do jogo em crianças com idade pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorVeríssimo, Manuela
dc.contributor.authorSoares, Ana Patrícia Gaspar
dc.date.accessioned2016-04-16T13:26:52Z
dc.date.available2016-04-16T13:26:52Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho prende-se com compreender se a Competência Emocional influencia a Qualidade do Jogo efetuado por crianças de idade Pré-Escolar. Para isso, participaram neste estudo 227 crianças, 123 do género feminino e 104 do género masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, assim como os seus respetivos pais, mães e educadoras. Foi aplicado o Teste de Conhecimento das Emoções e a Penn Interactive Peer Play Scale. Através dos resultados foi possível verificar que o Género não se mostra estatisticamente significativo em nenhuma das dimensões da Competência Emocional; a Idade se correlaciona de forma moderada com a Nomeação, com as Situações Típicas e com as Situações Atípicas; segundo as mães e as educadoras, o Género Masculino pratica mais o Jogo Disruptivo enquanto o Género Feminino pratica mais o Jogo Interativo; e, por último, que existe uma relação entre a Qualidade do Jogo e a Competência Emocionalpt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this study is to study the relation between Emotional Competence and Play Quality in Preschool children. For this, participated in this study 227 children, 123 female and 104 male gender, aged 3 to 5 years, as well as their respective parents and educators. The instruments applied were the Knowledge Emotions Test and the Penn Interactive Peer Play Scale. The results showed no sex differences in any of the dimensions of Emotional Competence; Age correlates moderately with the Identification of emotions, with Typical Situations and with Atypical Situations; Boys show higher results of Disruptive Play and girls higher results of Interactive Play; finally Emotional Competence is related to Play Quality in Preschool children.pt_PT
dc.identifier.tid201045567pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4568
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCompetência emocionalpt_PT
dc.subjectTeste de conhecimento das emoçõespt_PT
dc.subjectPenn interactive peer play scalept_PT
dc.subjectQualidade do jogopt_PT
dc.subjectEmotional competencept_PT
dc.subjectKnowledge of emotionspt_PT
dc.subjectQuality of the playpt_PT
dc.titleRelação entre a competência emocional e a qualidade do jogo em crianças com idade pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19728.pdf
Size:
572.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: