Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre a competência emocional e a qualidade do jogo em crianças com idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
19728.pdf572.47 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O objetivo do presente trabalho prende-se com compreender se a Competência Emocional influencia a Qualidade do Jogo efetuado por crianças de idade Pré-Escolar. Para isso, participaram neste estudo 227 crianças, 123 do género feminino e 104 do género masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, assim como os seus respetivos pais, mães e educadoras. Foi aplicado o Teste de Conhecimento das Emoções e a Penn Interactive Peer Play Scale. Através dos resultados foi possível verificar que o Género não se mostra estatisticamente significativo em nenhuma das dimensões da Competência Emocional; a Idade se correlaciona de forma moderada com a Nomeação, com as Situações Típicas e com as Situações Atípicas; segundo as mães e as educadoras, o Género Masculino pratica mais o Jogo Disruptivo enquanto o Género Feminino pratica mais o Jogo Interativo; e, por último, que existe uma relação entre a Qualidade do Jogo e a Competência Emocional
The purpose of this study is to study the relation between Emotional Competence and Play Quality in Preschool children. For this, participated in this study 227 children, 123 female and 104 male gender, aged 3 to 5 years, as well as their respective parents and educators. The instruments applied were the Knowledge Emotions Test and the Penn Interactive Peer Play Scale. The results showed no sex differences in any of the dimensions of Emotional Competence; Age correlates moderately with the Identification of emotions, with Typical Situations and with Atypical Situations; Boys show higher results of Disruptive Play and girls higher results of Interactive Play; finally Emotional Competence is related to Play Quality in Preschool children.

Description

Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA – Instituto Universitário

Keywords

Competência emocional Teste de conhecimento das emoções Penn interactive peer play scale Qualidade do jogo Emotional competence Knowledge of emotions Quality of the play

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License