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Conteúdo das cognições das crianças perante situações ameaçadoras e diferenças de género

dc.contributor.advisorLeal, Isabel Pereira
dc.contributor.authorMarques, Graciete Maria Tavares Figueiredo Leal
dc.date.accessioned2015-09-08T18:32:06Z
dc.date.available2015-09-08T18:32:06Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopor
dc.description.abstractA ansiedade, os medos e preocupações são ocorrências comuns na infância e adolescência e podem ser considerados como reações perante diversos acontecimentos existentes no meio ambiente no qual a criança está inserida. Tendo em consideração que a ansiedade afeta um grande número de crianças por um significativo período de tempo, tornase necessário, compreender os aspetos subjacentes a estas perturbações. Após uma revisão da literatura científica, surgiu o problema de investigação que está na base do desenvolvimento deste trabalho: o que pensam as crianças perante situações ameaçadoras e se existem diferenças significativas relativamente ao género e à idade das crianças. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se por um estudo exploratório, correlacional e comparativo, utilizando como instrumento de recolha um questionário sociodemográfico, a Escala “ Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED-R)” e o instrumento “9 Scripts Potentially Threatening for Anxious Children” e como método, a análise de conteúdo. Foi utilizada uma amostra não-clínica de crianças da ilha Terceira (n = 85; faixa etária entre os 10 e 11 anos). Os resultados apontam para que a maioria dos participantes quando confrontados com situações ameaçadoras tendem a recorrer, com maior frequência, à utilização de Pensamentos Negativos, principalmente nas histórias referentes à Ansiedade Generalizada e de Separação. Verificou-se uma relação entre a Ansiedade e todos os Pensamentos Negativos elaborados pelas crianças. As subcategorias mais referenciadas foram o Pessimismo, Dificuldades para Lidar com a Separação e Insegurança. Relativamente à idade e género não se verificaram correlações significativas quando relacionadas com a ansiedade das crianças.por
dc.description.abstractABSTRACT: Anxiety, fears and concerns are common at childhood and adolescence and can be considered as reactions to the several situations that occur on the environment where a child lives. Given the fact that anxiety affects a great number of children through a significant period of time, it is important to improve knowledge about the aspects that are on the origin of these disturbances. After revising scientific literature about the issue, the problem that is on the basis of this work arose: what do children think when facing threatening circumstances and are there significant differences amongst gender and age? During research, it was opted for a exploratory, correlation and comparative study, using as a gathering tool a socio-demographic questionnaire such as the scale “Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED-R)”, the tool “9 Scripts Potentially Threatening for Anxious Children” and the content analyses as a research method. It was used a non-clinic sample of children from Terceira Island (n=85; between 10 and 11 years old). Results show that the majority of participants tend to have Negative Thoughts when facing threatening situations, mainly in what concerns stories related to Generalized Anxiety and Separation. It was gauged a significant co-relation between Anxiety and all Negative Thoughts, elaborated by children. The subcategories most referenced were Pessimism, Difficulties Coping with Separation and Insecurity.In what concerns age and gender, there weren’t found significant co-relations when is related with child anxiety.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3923
dc.language.isoporpor
dc.subjectHistórias potencialmente ameaçadoraspor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectCogniçõespor
dc.subjectStories potentially threateningpor
dc.subjectAnxietypor
dc.subjectChildrenpor
dc.subjectCognitionspor
dc.titleConteúdo das cognições das crianças perante situações ameaçadoras e diferenças de géneropor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Saúdepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Saúdepor

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