Repository logo
 
Publication

Motivação para a leitura ao longo da escolaridade

dc.contributor.authorMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
dc.contributor.authorMonteiro, Vera
dc.contributor.authorPeixoto, Francisco José Brito
dc.date.accessioned2010-10-16T14:44:22Z
dc.date.available2010-10-16T14:44:22Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractEste trabalho teve como principal objectivo a caracterização da motivação para a leitura em alunos dos diferentes ciclos da escolaridade obrigatória. Participaram no estudo 1405 alunos do 3º ao 9º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de motivação para a leitura, na qual eram contemplados cinco domínios motivacionais distintos: Prazer, Importância e Curiosidade, Razões Sociais, Reconhecimento Social e Autopercepção de Competência. Os resultados evidenciaram um efeito significativo do ano de escolaridade que se traduziu em níveis motivacionais mais elevados, por parte dos alunos mais novos, em todos os domínios, com excepção da Autopercepção de Competência a qual sofre um acréscimo entre o 1º e o 2º Ciclo. Constatou-se, igualmente, a existência de um efeito devido ao género, traduzindo-se na existência de valores motivacionais mais elevados por parte das raparigas. ABSTRACT This main goal of this research is to characterize reading motivation in students of the three compulsory basic cycles of education in Portugal. Participants were 1405 Portuguese students of the 3rd grade to the 9th grade. They completed a reading motivation measuring scale. This instrument considers five reading motivational domains: Enjoyment, Importance/Curiosity, Social Reasons, Social Recognition and Self-perception of Competence. Results show an inverse effect of grade level in reading motivation, with students of ealier grades being more motivated than students of later grades in almost all of the dimensions of the reading motivation scale, except for the Self-perception of Competence, where scores increased from the 1st to the 2nd cycle. Significant differences were also found between boys and girls in reading motivation, with girls expressing more positive motivational characteristics than boys.por
dc.identifier.citationAnálise Psicológica, 27(4), 563-572.por
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/257
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Superior de Psicologia Aplicadapor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMotivação para a leiturapor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectReading motivationpor
dc.titleMotivação para a leitura ao longo da escolaridadepor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage572por
oaire.citation.startPage563por
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
AP 27(4) 563-572.pdf
Size:
86.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: