Repository logo
 
Publication

O impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSousa, Daniel Cunha Monteiro de
dc.contributor.authorTomás, Margarida Maria Silva
dc.date.accessioned2022-01-21T10:53:21Z
dc.date.available2022-01-21T10:53:21Z
dc.date.issued2021-11-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica.pt_PT
dc.description.abstractA prática deliberada (PD) tem sido apresentada como resposta para a melhoria da performance dos terapeutas e, consequentemente, para uma melhor qualidade dos serviços de saúde mental. No entanto, a sua aplicação na psicoterapia é recente, verificando-se uma escassez de evidência científica sobre o seu impacto na área, o que se acentua no caso dos estudantes de psicologia. Objetivos: O presente estudo pretendeu analisar o impacto de um treino PD na qualidade das intervenções empáticas de estudantes de psicologia clínica, comparativamente a um treino tradicional. Método: Foi realizado um estudo quantitativo no qual os participantes (N = 42) foram aleatoriamente distribuídos entre um grupo PD e um grupo de treino tradicional. Durante um período de 4 semanas, os participantes frequentaram 3 sessões de treino semanais, e submeteram respostas empáticas a dois vídeos semanais na plataforma Theravue em quatro momentos de avaliação diferentes. Resultados: Os participantes no grupo PD demonstraram uma melhoria significativa na qualidade das intervenções empáticas, comparativamente à condição de treino tradicional. Especificamente dentro do grupo PD, não se verificaram diferenças significativas nas competências empáticas ao longo dos quatro momentos de avaliação. Demais, na condição de treino tradicional, houve uma melhoria inicial na qualidade das intervenções empáticas, que mais tarde culminou num declínio significativo. Conclusão: Os resultados do presente estudo são consistentes com a escassa literatura existente sobre a aplicação da PD em estudantes de psicologia, reforçando o impacto positivo que este método de treino pode ter no desenvolvimento de competências clínicas essenciais nesta populaçãopt_PT
dc.description.abstractDeliberate practice (DP) has been presented as the answer for improving therapists’ performance, and subsequently increasing the quality of mental health services. However, its appliance in psychotherapy is still recent, revealing a shortage of scientific evidence about its impact in the area, an issue that is enhanced particularly for psychology students. Objectives: The present study aimed to analyse the impact of a DP training in the quality of empathic interventions of clinical psychology students, in comparison to a traditional training (‘Training as Usual’ – TAU). Method: To this end, a quantitative study was conducted, where participants (N = 42) were randomly assigned between a DP and a TAU group. In the course of 4 weeks, participants engaged in 3 weekly online training sessions, and submitted two weekly empathic responses in the Theravue platform in four different evaluation moments. Results: Participants from the DP group showed a significant improvement in the quality of empathic interventions, when compared to the TAU condition. Specifically within the DP group, there were not significant differences in empathic skills throughout the four evaluation moments. Moreover, in the TAU condition, there was an initial increase in the quality of empathic interventions, that was later followed by a significant decline. Conclusion: The findings from the present study are consistent with the scant literature about DP’s appliance to psychology students, which further supports the positive impact this training method might have in the development of essential clinical skills in the aforementioned population.pt_PT
dc.identifier.tid202834590pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8442
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectPrática deliberadapt_PT
dc.subjectExpertise em psicoterapiapt_PT
dc.subjectMétodo de treinopt_PT
dc.subjectIntervenções empáticaspt_PT
dc.subjectEstudantes de psicologiapt_PT
dc.subjectDeliberate practicept_PT
dc.subjectExpertise in psychotherapypt_PT
dc.subjectTraining methodpt_PT
dc.subjectEmphatic interventionspt_PT
dc.subjectPsychology studentspt_PT
dc.titleO impacto de um treino de prática deliberada na melhoria de intervenções empáticas para estudantes de psicologia clínicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
24889.pdf
Size:
2.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format