Repository logo
 
Publication

O Envolvimento parental e a parceria escola-família: a importância da colaboração na perspetiva da família em tempos de pandemia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMoniz, Maria João Vargas
dc.contributor.authorCrespo, Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2022-02-03T12:56:12Z
dc.date.available2022-02-03T12:56:12Z
dc.date.issued2021-12-03
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Comunitáriapt_PT
dc.description.abstractEste estudo enquadra-se numa realidade onde a criança tem um papel principal, na comunidade parental e escolar. O mesmo tem como objetivos avaliar, essencialmente, a perceção dos encarregados de educação de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade da área geográfica do Algarve, sobre a sua comunicação, o envolvimento e a gestão de recursos durante a pandemia Covid-19. Participaram no estudo 305 encarregados de educação (80% do sexo feminino), na sua maioria com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos (52%). Os participantes responderam ao Questionário de Envolvimento de Pais e Professores, originalmente criado por Miller-Johnson e Maumary-Gremaud (1995), em formato online. Os resultados deste estudo revelaram que os encarregados de educação percecionam existir um elevado envolvimento entre pais e professores em todas as suas vertentes. Foi possível concluir também que a perceção dos encarregados de educação com diferentes rendimentos familiares não diferiu, significativamente, na maior parte das dimensões do envolvimento entre pais e professores. A partir da análise do envolvimento em termos de género, pôde concluir-se que as encarregadas de educação percecionam ter uma melhor comunicação com a escola conferindo, igualmente, um maior apoio na aprendizagem e tarefas escolares dos seus educandos em comparação com os encarregados de educação. No que se refere à comunicação, apurou-se que a maior parte dos encarregados de educação percecionaram ter havido uma alteração na relação/comunicação dos mesmos com a escola causada pelo contexto pandémico. Implicações e sugestões para a prática e investigação futura serão discutidas mais à frente neste trabalho.pt_PT
dc.description.abstractThis study fits into a reality where the child plays a key role in the parental and school community. The present study aims to assess, essentially, the perception of the carers of children from 1st to 4th grade in the geographical area of the Algarve, about the communication, involvement and management of resources during the Covid-19 pandemic. A total of 305 parents participated in the study (80% female), most of them between 30 and 40 years old (52%). Participants completed the Parent-Teacher Involvement Questionnaire, originally created by Miller-Johnson and Maumary-Gremaud (1995), online. The results of this study revealed that parents perceive that there is a high level of involvement between parents and teachers in all aspects. It was also possible to conclude that parents with different family incomes did not differ, significantly, in their perceptions on most of the dimensions of parent-teacher involvement. From the analysis of gender involvement, it can be concluded that parents perceive that they have better communication with the school and also provide more support in the learning and school tasks of their children compared to parents. With regard to communication, it was found that most parents perceived that the pandemic context changed their relationship/communication with the school. Implications and suggestions for future practice and research will be discussed further in this study.pt_PT
dc.identifier.tid202884660pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/8493
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnvolvimento parentalpt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectBem-estarpt_PT
dc.subjectParcerias escola-casapt_PT
dc.subjectParental involvementpt_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.subjectWell-beingpt_PT
dc.subjectHome-school partnershippt_PT
dc.titleO Envolvimento parental e a parceria escola-família: a importância da colaboração na perspetiva da família em tempos de pandemiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.namePsicologia Comunitáriapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
27246.pdf
Size:
770.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format